por Eduardo Graboski
Publicado em 05/05/2025, às 11h56
Em uma noite repleta de homenagens, emoção e grandes surpresas, a 55ª edição do Troféu Imprensa foi ao ar neste domingo com apresentação de Patricia Abravanel e Celso Portiolli. Transmitida pelo SBT e, pela primeira vez, também pelo Disney+, a cerimônia celebrou os maiores nomes da televisão e do entretenimento brasileiro em 2024, mantendo vivo o legado de Silvio Santos em uma das premiações mais tradicionais e respeitadas do país.
Foram várias as novidades para este ano. Além do cenário renovado, as estatuetas foram todas repaginadas. O Troféu Imprensa, estilizado e dourado, remete ao tradicional microfone de Silvio Santos, enquanto o Troféu Internet traz a estatueta do Silvinho dourado.
O evento que consagrou os melhores do último ano em 21 categorias ainda passou a contar com o Troféu Imprensa Pela Sua História, homenageando artistas por suas trajetórias, convidados famosos que vieram entregar alguns dos prêmios, e musicais, nesta edição: Joelma, Fábio Jr. e Chitãozinho & Xororó.
Os três indicados mais votados pelo público em cada categoria foram apresentados, em ordem alfabética, ao corpo de jurados especializados, formado por grandes nomes da imprensa do país, que teve a responsabilidade de eleger os vencedores. Já no Troféu Internet, a escolha ficou exclusivamente nas mãos dos internautas,
O júri desta edição reuniu Chico Barney (UOL), Esther Rocha (Ofuxico), Fabrício Pellegrino (Caras), Felipeh Campos (SBT), Flávio Ricco (portal Leo Dias), Hugo Gloss, José Armando Vanucci, Kelly Miyashiro (Veja), Leo Dias, Ricardo Feltrin, Sandro Nascimento (Na Telinha) e Sonia Abrão (RedeTV!).
No anúncio da primeira estatueta, o jornalista e jurado Leo Dias não conseguiu segurar as lágrimas ao ver o Fofocalizando, programa do qual participa, conquistando a estatueta do Troféu Imprensa de melhor programa diário de 2024.
A noite contou ainda com muitos outros momentos emocionantes, especialmente quando artistas e comunicadores que haviam sido premiados em edições anteriores, mas que, por diferentes motivos, ainda não haviam comparecido para receber suas estatuetas, foram recebidos com carinho e homenagens por Patricia e Celso.
O primeiro a buscar troféus foi Matheus Solano, eleito pela imprensa a revelação de 2009 e o melhor ator de 2013, tanto por jornalistas quanto pelo público. Angélica ainda assistiu a um vídeo especial contando a sua trajetória na televisão, inclusive no SBT, entre 1993 e 1996, quando apresentou programas como "Casa da Angélica", "TV Animal" e "Passa ou Repassa".
Para anunciar a vencedora da categoria de melhor apresentadora, Luciana Gimenez esteve no palco e teve a honra de confirmar Patricia Abravanel como vencedora. O Troféu Imprensa contou ainda com um momento de humor quando Tatá Werneck apareceu para receber quatro estatuetas, entre elas de melhor talk show. Ela fez questão de pedir para levar uma tortada de Celso Portiolli.
Já Nicolas Prattes mostrou muita alegria com a chance de vir buscar a sua primeira estatueta, o Troféu Internet de melhor ator de 2019 pela sua atuação em ‘O Tempo Não Para’. Chitãozinho & Chororó também marcaram presença no palco antes dos dois últimos anúncios da noite de gala, incluindo a escolha de revelação de 2024, que teve Cariúcha como vencedora, tanto do Troféu Imprensa quanto do Troféu Internet.
Patricia e Celso ainda anunciaram como grande novidade para o mercado que, a partir de 2026, o prêmio O Melhor Comercial do Brasil passa a integrar oficialmente o Troféu Imprensa como uma de suas categorias. A iniciativa marca um reposicionamento estratégico que amplia a relevância do Melhor Comercial do Brasil ao inseri-lo em um evento consolidado e amplamente reconhecido pelo público e pelo mercado de comunicação.
Confira os ganhadores deste ano:
MELHOR PROGRAMA DIÁRIO
Troféu Imprensa – Fofocalizando
Troféu Internet – Mais Você
MELHOR CANTORA
Troféu Imprensa – Simone Mendes
Troféu Internet – Simone Mendes
MELHOR CONTEÚDO INFANTIL
Troféu Imprensa – Sábado Animado
Troféu Internet – Sábado Animado
MELHOR JORNALISTA
Troféu Imprensa – Cesar Filho
Troféu Internet – William Bonner
MELHOR JORNAL
Troféu Imprensa – SBT Brasil
Troféu Internet – SBT Brasil
MELHOR MÚSICA DO ANO
Troféu Imprensa – Nosso Primeiro Beijo (Glória Groove)
Troféu Internet – Voando pro Pará (Joelma)
MELHOR REALITY DE CULINÁRIA
Troféu Imprensa – Masterchef Brasil
Troféu Internet – Masterchef Brasil
MELHOR GAME SHOW
Troféu Imprensa – Passa ou Repassa
Troféu Internet – Show do Milhão
MELHOR TALK SHOW OU PROGRAMA DE ENTREVISTA
Troféu Imprensa – Lady Night
Troféu Internet – The Noite com Danilo Gentili
MELHOR HUMORISTA
Troféu Imprensa – Tiago Barnabé
Troféu Internet – Tiago Barnabé
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Troféu Imprensa – Silvio Santos – Vale Mais do Que Dinheiro
Troféu Internet – Silvio Santos – Vale Mais do Que Dinheiro
MELHOR PROGRAMA JORNALÍSTICO
Troféu Imprensa – Profissão Repórter
Troféu Internet – Profissão Repórter
MELHOR REALITY
Troféu Imprensa – Ilhados com a Sogra
Troféu Internet – A Fazenda
MELHOR APRESENTADORA
Troféu Imprensa – Patricia Abravanel
Troféu Internet – Patricia Abravanel
MELHOR PROGRAMA DE AUDITÓRIO
Troféu Imprensa – Domingão com Huck
Troféu Internet – Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel
MELHOR ATRIZ
Troféu Imprensa – Andrea Beltrão
Troféu Internet – Sophie Charlotte
MELHOR ATOR
Troféu Imprensa – Juan Paiva
Troféu Internet – Chay Suede
MELHOR NOVELA
Troféu Imprensa – No Rancho Fundo
Troféu Internet – Renascer
MELHOR APRESENTADOR
Troféu Imprensa – Celso Portiolli
Troféu Internet – Celso Portiolli
MELHOR CANTOR
Troféu Imprensa – Jão
Troféu Internet – Jão
REVELAÇÃO DO ANO
Troféu Imprensa – Cariúcha
Troféu Internet – Cariúcha
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.
COLUNISTAS