por Eduardo Graboski
Publicado em 04/03/2024, às 15h19
Celso Portiolli completou 30 anos de SBT neste domingo, 3 de março. Com o DNA da emissora, o apresentador soube se reinventar ao longo de três décadas para se manter com ótimos índices de audiência. Não à toa, seu programa, o Domingo Legal chega a liderança por diversas vezes.
Durante o último programa, ele foi surpreendido por Daniela Beyruti – filha de Silvio Santos e diretora de programação do SBT. Ela entregou uma placa comemorativa ao apresentador e relembrou sua trajetória de sucesso na emissora.
Aliás, Portiolli é daqueles artistas que tem estampada a sigla SBT em sua testa. Assim como Hebe Camargo, por exemplo. Ele tem a essência a emissora, aprendeu a ser animador de TV com Silvio Santos e deve tudo o que tem – e se tornou – ao homem do Baú. Ele mesmo assume isso.
“Foram tempos bons, tempos difíceis, tempos de incerteza, mas foi indo e eu fui aguentando o desafio. Ele [Silvio Santos] provoca, sabe colocar você no seu lugar, não deixa o sucesso subir na cabeça. É o cara mais humilde que tem nessa casa. Ele foi me ensinando muito. Sempre digo: aprendi a ser homem com o meu pai e aprendi a ser um melhor homem e um grande profissional com o Silvio Santos. Ele me ensinou tudo”.
Portiolli estreou em 1994 como produtor e ator das Câmeras Escondidas que, àquela época, eram exibidas no Topa Tudo por Dinheiro, programa de Silvio Santos. Em 1996 passou a apresentar o Passa ou Repassa. No ano seguinte, iniciou a sua trajetória aos domingos no Tempo de Alegria e Xaveco.
A partir da década de 2000 apresentou programas em diversos gêneros, como realities, games, e programas interativos incluindo O Conquistador do Fim do Mundo, Código Fama, Namoro na TV, Curtindo uma Viagem, Curtindo com Reais, Curtindo com Crianças, Fantasia, Sessão Premiada e Ver Para Crer, além de substituir Adriane Galisteu no programa Charme.
Mais recentemente, além do Domingo Legal, também comandou o extingo Sabadão e o Show do Milhão. Aliás, essas duas atrações ainda estão em tempo de serem resgatadas pelo SBT. A primeira mostra um lado ainda mais divertido e irreverente de Portiolli. E a segunda é um clássico passado por Silvio Santos para seu ‘pupilo’, que mostrou um ótimo desempenho no comando.
Para marcar essa história de 30 anos, o SBT entregou uma placa comemorativa. Descobrimos o que estava escrito: “3 de março de 1994. Era uma quinta-feira. Começava nesse dia a trajetória de um dos mais dedicados e cativantes funcionários do SBT. Após assistir a uma fita VHS com sugestões, Silvio Santos apostou no seu talento. Primeiro atrás das câmeras e, depois, como apresentador. E você decolou. Mais do que números de audiência, o povo brasileiro te ama, Celso. Assim como nós, seus colegas de trabalho. Estamos cheios de orgulho por esta data expressiva. Você tem o DNA do SBT. Obrigado por tanto! Que venham muitos anos e muito mais sucesso. Parabéns por seus 30 anos de SBT! Uma homenagem da família SBT”.
Representando a família, Daniela Beyruti parabenizou Portiolli por sua trajetória, que é marcada por vários sucessos. “Celso, ele [Silvio Santos] tem muito orgulho de você. Ele fez muitas apostas, muitas foram bem-sucedidas e ele tem orgulho delas. Você foi uma aposta e com certeza dá muito orgulho para ele e para o SBT. É um prazer enorme ter você com a gente, a gente se sente muito próximo de você. Você representa o SBT de uma forma incrível”.
Visivelmente emocionado, Celso Portiolli agradeceu a homenagem e relembrou toda a sua trajetória. No palco, os dois ainda cogitaram voltar com o programa ‘Curtindo uma Viagem’, primeira atração produzida e comandada pelo apresentador com ajuda e supervisão de Silvio Santos.
“Ele [Silvio Santos] fez um desafio. Ele virou para mim e falou assim: ‘Quero ver se você é bom. Esse programa você vai criar e dirigir. Se der certo é mérito seu, é porque você é um grande apresentador e diretor. Dei a vida por esse programa e ele foi primeiro lugar em audiência, explodiu. Chegou a dar 30 pontos nos domingos. Foi incrível (...). Poderia ser legal fazer umas edições especiais”, completou Portiolli.
Com a homenagem, o SBT deixa claro que Celso Portiolli é um sucessor natural de Silvio Santos, uma cria da emissora e uma aposta que deu certo. Entende-se, portanto, que o apresentador deve ganhar cada vez mais espaço no ar, mantendo bons índices de audiência e faturamento para o canal.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.
COLUNISTAS