CURIOSIDADES

Dia Nacional da Umbanda: saiba qual é a origem da religião e entenda seus preceitos

O Dia Nacional da Umbanda é celebrado em 15 de novembro, dia de sua criação em 1908

O Dia Nacional da Umbanda é celebrado em 15 de novembro; saiba mais - Foto: Reprodução / www.raizesespirituais.com.br
O Dia Nacional da Umbanda é celebrado em 15 de novembro; saiba mais - Foto: Reprodução / www.raizesespirituais.com.br

Redação Publicado em 15/11/2021, às 12h28

Neste dia 15 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Umbanda, data criada tanto para referendar uma das religiões mais populares do país quanto também para conscientizar outras pessoas a respeito dos ensinamentos e princípios da doutrina.

Pouca gente sabe, mas a Umbanda surgiu no Brasil, em 15 de novembro de 1908. Ela se manifestou inicialmente através de um médium, Zélio Fernandino Moraes, em Niterói, cidade que fica no Rio de Janeiro. Nesse dia, ele teve a orientação de um espírito chamado Caboclo das Sete Encruzilhadas.

A partir desse momento, a Umbanda passou a ter sua doutrina, que lembra os preceitos do Espiritismo, já que também acredita no espírito que sobrevive e perdura após a morte; além disso, os adeptos da religião acreditam ser possível se comunicar falar com os espíritos que estão em outro plano.

A Umbanda, no entanto, tem raízes também no Catolicismo, em rituais indígenas e, sobretudo, nas religiões afro-brasileiras como Candomblé. No entanto, Zélio Fernandino Moraes organizou a Umbanda com preceitos próprios.

Um exemplo está na presença dos chamados "guias espirituais", como os caboclos, exus e pomba-giras. As músicas entoadas nos cultos são todas em português, o ambiente é defumado e há a presença de homens e mulheres, que podem fazer parte, de forma igualitária, do sistema organizacional da religião.

O caminho da Umbanda nem sempre foi fácil: até a década de 40, havia muito preconceito com as religiões que tinham referências aos cultos africanos. Seus seguidores eram perseguidos pela polícia, o que só arrefeceu em 1945, quando o médium José Álvares Pessoa, dirigente de uma das sete casas de Umbanda da época, conseguiu a legalização do culto junto ao Congresso Nacional.

Nessa época, homens e mulheres pertencentes a outras religiões passaram a integrar a Umbanda para fugir da polícia; com isso, os preceitos originais foram se modificando, com a entrada de novas pessoas e novas visões a respeito da religião.

Segundo a Federação Brasileira de Umbanda, os princípios básicos da religião são: a existência do princípio criador -- o Deus Onipotente e Irrepresentável; as entidades espirituais, que são mensageiros das vibrações dos Orixás, que buscam se aperfeiçoar; a reencarnação; a Lei do Carma; a mediunidade em suas várias manifestações; o amor manifestado na caridade, na ação e na palavra; por fim, a certeza de que a humanidade está em um campo vibratório dentro da natureza trina: espírito, alma e corpo.