CINEMA

Christian Bale diz que se inspirou em Monty Python para viver Moisés em épico bíblico

Christian Bale como Moisés no filme de Ridley Scott. Crédito: Divulgação Christian Bale revelou que assistiu A Vida de Brian, do Monty Python, como parte de sua

Redação Publicado em 02/10/2014, às 20h21 - Atualizado às 21h04

Christian Bale revelou que assistiu A Vida de Brian, do Monty Python, como parte de sua pesquisa para compor o personagem Moisés no épico bíblico Êxodo: Deuses e Reis, de Ridley Scott (Gladiador). Cerca de 30 minutos do filme foram exibidos para imprensa em Los Angeles na última terça-feira (30) como estratégia de divulgação da 20th Century Fox.

O novo blockbuster do estúdio vai recontar a história de Moisés quando descobre sua herança hebraica e leva seu povo para fora do Egito. Além de Bale, estão no elenco Joel Edgerton como Ramsés, Ben Kingsley na pele do ancião da tribo de Efraim, Num, Aaron Paul na pele de Josué, John Turturro como o Rei Seti I e Sigourney Weaver como a Rainha Toya, pais de Ramsés.

Em uma breve sessão de Perguntas & Respostas após a projeção, Bale falou sobre suas influências para viver o clássico personagem bíblico e surpreendeu. “Enquanto estava tentando compreender toda a história na minha cabeça, aluguei A Vida de Brian, que é um dos meus filmes favoritos”, comentou ele.

“O ponto é que eu não apenas acho o filme genial, mas para não cair em extremos fervorosos ridículos tenho ele como referência. Foi como uma luz para mim. E devo confessar que Always Look on the Bright Side of Life sempre ressoa no fundo da minha cabeça”, revelou. “Logo em seguida, aluguei A História do Mundo – Parte 1, (paródia) do Mel Brooks porque você tem que sair do seu sistema. Viver algo tão fervoroso pode ser cansativo ao fim do dia se não houver humor”, emendou.

Além das paródias, o ator também buscou inspiração nas obras históricas Moses: A Life, de Jonathan Kirsch, e The Legends of the Jews, de Louis Ginzberg. “Moisés foi um homem tumultuado e cheio de preocupações. Um homem muito volátil”, comentou sobre sua leitura.

O filme, que provavelmente terá uma pitada de humor negro, estreia no Brasil no Natal, dia 25 de dezembro.