CINEMA

O Farol Explicado: Entenda os simbolismos e teorias por trás do filme

Nós explicamos os simbolismos de O Farol. Há muitos: o filme traz vários significados escondidos que é difícil de captar assistindo apenas uma vez.

Crítica: Denso e poderoso, O Farol é um dos melhores filmes do ano - Foto: Reprodução/A24
Crítica: Denso e poderoso, O Farol é um dos melhores filmes do ano - Foto: Reprodução/A24

Redação Publicado em 27/12/2019, às 23h58

No próximo dia 2 de janeiro, vai estrear nos cinemas brasileiros o novo filme do Robert Eggers, chamado O Farol, ou The Lighthouse no título em inglês. Para quem gosta de filmes impactantes, essa é uma das estreias mais importantes dos últimos tempos.

O Eggers foi responsável por dirigir o que é considerado como um dos melhores da década: A Bruxa, um filme que consegue prender a atenção usando uma estética absurdamente original ao abordar as antigas histórias inglesas de bruxas e demônios. A gente tem um amor nesse filme, tanto que a gente tem até o funko do Black Phillip.

Agora, Eggers faz um filme completamente diferente, filmado em 35 milímetros e em preto e branco, que remete aos filmes do antigo cinema mudo, expressionismo alemão e tal. É impressionante, e a gente já falou sobre ele em um outro vídeo, que você pode ver aqui no cantinho. Assistimos quando passou na Mostra Internacional de Cinema aqui de São Paulo, com a presença do próprio Eggers e do Willem Dafoe, um dos protagonistas.

No vídeo abaixo, explicamos os simbolismos de O Farol. E tem muitos: é um filme que traz vários significados escondidos que é difícil de captar assistindo apenas uma vez. Nós recorremos a diversos textos na internet, entrevistas do diretor e dos atores para explicar pra você o que é que esse filme quer dizer.

Então, se quiser saber mais sobre todos os significados do filme, veja aqui: