CARNAVAL

Mulher trans é expulsa da quadra da Viradouro após tentar usar o banheiro feminino

Milena da Silva registrou B.O. por constrangimento legal e preconceito

Milena da Silva foi retirada da quadra da Viradouro ao tentar usar o banheiro feminino - Foto: Reprodução/ Instagram@eduumello34 e @milenaravache
Milena da Silva foi retirada da quadra da Viradouro ao tentar usar o banheiro feminino - Foto: Reprodução/ Instagram@eduumello34 e @milenaravache

Redação Publicado em 01/02/2023, às 14h56 - Atualizado às 14h57

Mulher trans, Milena da Silva passou por um momento de tensão e constrangimento na quadra da Unidos da Viradouro durante ensaio técnico mais recente da agremiação, na noite da última terça-feira (31/01).

Ao tentar utilizar o banheiro feminino, ela foi impedida e retirada à força do local por seguranças. Um vídeo feito por um amigo de Milena mostra como foi a abordagem. Na gravação, é possível ver um dos seguranças segurando seu braço enquanto a conduz para fora.

“Minha amiga foi retirada da Viradouro por não poder usar o banheiro. Uma mulher sofrendo transfobia na quadra da Viradouro. Que vergonha, gente!”, postou ele.



O amigo de Milena acrescentou: “Mulher trans operada resignada é proibida de usar banheiro feminino na Unidos da Viradouro no ensaio técnico. Sofrendo preconceito e sendo colocada para fora pelos seguranças de forma grosseira. Cadê os direitos do nosso povo LGBTQIA+”, continuou.

Após o ocorrido, de acordo com o jornal Extra, Milena registrou um B.O. na 78ª DP, de Fonseca, em Niterói, por “constrangimento legal e preconceito”.

De acordo com o documento, Milena os seguranças argumentaram que ela não podia entrar no banheiro feminino por estar com um copo de bebida. Mesmo após se desfazer do copo, os seguranças não permitiram sua entrada e alegaram que ela deveria usar o banheiro masculino. Ela tentou dialogar dizendo que é uma mulher trans, e foi retirada da quadra.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mileninha Ravache (@milenaravache)

 

Comunicado da Viradouro 

A diretoria da Unidos da Viradouro disse em nota que “repudia a atitude dos seguranças” e ressaltou que sempre foi a favor da diversidade e do respeito e contra a discriminação.

“A Presidência e toda a diretoria da Unidos do Viradouro têm dado, ao longo dos anos, sucessivas demonstrações de respeito à diversidade de gênero e de combate a qualquer tipo de preconceito.Estamos buscando contato com a frequentadora para que possamos convidá-la para uma conversa presencial. Atitudes como essas são injustificáveis e garantimos que todas as medidas serão tomadas. Ressaltamos que a Unidos do Viradouro repudia qualquer atitude discriminatória e que nossa quadra é lugar de diversidade e respeito. Nunca de discriminação”, diz o comunicado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Eduardo Mello (@eduumello34)


Professora criticada por roupas

Musa da Gaviões