Vídeos

Vídeo “recria” fim de semana da morte de Ayrton Senna usando imagens de arquivo

A morte de Ayrton Senna foi um dos grandes marcos na história da cultura popular brasileira. Um webdoc recria o fim de semana mais negro da F1.

Vídeo “recria” fim de semana da morte de Ayrton Senna usando imagens de arquivo - Foto: Reprodução
Vídeo “recria” fim de semana da morte de Ayrton Senna usando imagens de arquivo - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 07/10/2019, às 00h20

A morte de Ayrton Senna foi um dos grandes marcos na história da cultura popular brasileira. No dia 1° de Maio de 1994, o tricampeão bateu seu carro a quase 300 quilômetros por hora na curva Tamburello, em Ímola, na Itália.

No entanto, não foi apenas esse acidente que marcou aquele fim de semana. Outras tragédias também aconteceram – ou quase. Roland Ratzemberger bateu seu carro na curva Villeneuve no dia anterior e teve morte instantânea; na sexta, foi a vez de Rubens Barrichello, então iniciante na categoria, ter seu carro “voando” e batendo na proteção de pneus em um acidente impressionante.

Um vídeo na internet recria o fim de semana inteiro em mais de duas horas de imagens de arquivo, que começa com o acidente de Barrichello e termina com o enterro de Senna, na semana seguinte – evento que comoveu e paralisou o Brasil. O webdoc usa imagens de diversas emissoras de televisão para recriar a experiência de assistir a cobertura daquele GP negro.

No vídeo, não há nenhuma narração, apenas algumas indicações escritas na tela. Todas as falas são as originais feitas ao vivo: jornais que fizeram a cobertura dos acidentes, narrações ao vivo, imagens impressionantes e até mesmo os tão famosos Plantões da Globo que deram, passo a passo, a agonia de Senna no hospital Maggiore, de Bolonha – incluindo o já lendário plantão narrado por Roberto Cabrini, anunciando a morte do piloto.

Assista: