TV

Nivea Maria deixa a Globo após 51 anos: "Misto de tensão e ansiedade"

Atriz não faz mais parte do elenco fixo da emissora

Nivea Maria deixou a TV Globo após 51 anos de contrato - Foto: TV Globo/ Cesar Alves
Nivea Maria deixou a TV Globo após 51 anos de contrato - Foto: TV Globo/ Cesar Alves

Redação Publicado em 18/03/2022, às 06h23 - Atualizado às 06h27

Nivea Maria, de 75 anos, não faz mais parte do elenco fixo da TV Globo. Ela assinou com a emissora em 1971, e à partir do mês que vem passará a receber "por obra", protocolo adotado pela empresa com a maioria dos atores.

Ao falar sobre o término de seu contrato após 51 anos, a atriz explicou que sente "um misto de tensão e ansiedade":

"Cheguei à Globo vinda da rede Excelsior e Tupi de São Paulo, daquele time de pioneiros da TV Brasileira. São 50 anos de respeito pela emissora, respeito dos nossos colegas, do público e da imprensa. Foram muitas experiências extraordinárias. Fiz trabalhos antológicos em séries, no humor e nas novelas. E personagens importantes da nossa literatura que me marcaram e marcaram o grande público, como em A Moreninha, Maria, Maria, Gabriela, A Casa das Sete Mulheres, etc.", disse ela, à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Nivea Maria na novela A Moreninha
Nivea Maria na novela A Moreninha (1975) - Foto: Meméria Globo

 

Sobre os projetos futuros, ela conta que está cheia de disposição: "Me sinto como aquela menina que pisou pela primeira vez no estúdio. Estou pronta e preparada para novos voos num misto de tensão e ansiedade para as novas possibilidades que já estão chegando. Minha arte está pronta para ser reinventada", completou.

Carreira premiada

A carreira artística de Nivea Maria começou cedo. Aos 9 anos, ela já fazia teatro, e aos 17 ganhou uma chance para atuar na telenovela A Outra Face de Anita, da TV Excelsior, em 1964.

Iniciava-se ali a história de uma das atrizes mais queridas da televisão. Em sua longa lista de trabalhos estão Gabriela, A Moreninha (1975), Dona Xepa (1977), Maria, Maria (1978), Coração Alado (1980), a minissérie Anos Dourados (1986), Brega & Chique (1987), Meu Bem, Meu Mal (1990), Pedra sobre Pedra (1992), O Clone (2001),[3] a minissérie A Casa das Sete Mulheres, Celebridade (2003), O Profeta (2006), Desejo Proibido (2007) e Caminho das Índias (2009).

Mais recentemente, fez as novelas Sol Nascente (2016), Tempo de Amar (2017) e A Dona do Pedaço (2019).

Com tantos papéis marcantes na carreira, Nivea recebeu prêmios importantes, como o Troféu Imprensa de Melhor Revelação Feminina na novela Melodia Fatal (1965) e o Troféu Super Cap de Ouro de Melhor Atriz por seu trabalho em Celebridade.

Por sua atuação como a Dona Maria, na minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003), escrita por Maria Adelaide Amaral e Walther Negrão, a partir do romance de Letícia Wierzchowski, Nivea recebeu o prêmio de melhor atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

“Eu costumo dizer que a personagem resgatou o meu prazer de interpretar, porque ela era uma rocha: amarga, sofrida, frustrada, desagradável com as filhas, aparentemente sem amor e, no entanto, no fundo, a mulher mais frágil do mundo. E fiz isso do começo ao fim da minissérie, sem escorregar”, contou a atriz.

“Momentos difíceis?”

Em seu Instagram, Nivea, que comemorou a chegada de seus 75 anos em Orlando, nos EUA, com a família, compartilhou uma foto na qual aparece sorridente e com brilho nos olhos e legendou: "#momentos difíceis? Um brilho nos olhos, um sorriso na boca e esperança no coração", postou. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Nivea Maria (@niveamaria_oficial)