Novela

Em Velho Chico, Afrânio atira contra Martim

Martim volta de surpresa e a família fica em festa - Foto: TV Globo A relação entre Afrânio (Antônio Fagundes) e Martim (Lee Taylor) está prestes a terminar de

Martim volta de surpresa e a família fica em festa - Foto: TV Globo
Martim volta de surpresa e a família fica em festa - Foto: TV Globo

Redação Publicado em 19/05/2016, às 11h30 - Atualizado às 11h40

A relação entre Afrânio (Antônio Fagundes) e Martim (Lee Taylor) está prestes a terminar de vez. Isso porque o fazendeiro irá apontar uma arma para o próprio filho, ao encontra-lo em sua casa.

O fotógrafo vai à reabertura da capela da fazendo, e a família fica toda em festa. O coronel só fica sabendo que ele voltou depois que chega em casa e vê o rapaz: “O que esse diabo desse moleque pensa que está fazendo na minha casa?”, esbraveja.

O rapaz vira as costas para ir embora, e Afrânio decide tirar satisfação. Empurra Iolanda (Christiane Torloni) e fica frente a frente com o moço: “Não ouse me dar as costas outra vez, seu moleque atrevido!”, diz.

Martim não dá trela, e o coronel continua: “Te fiz uma pergunta! Você não vai me dar as costas sem me responder!”, insiste. “O senhor pode mandar nessa casa, nessa fazenda e nessa cidade, coronel Saruê, mas não manda em mim!”, responde ele. Com raiva, Afrânio saca a arma e aponta para o filho:

Afrânio não gosta nada de ver Martim em sua casa e atira contra ele – Foto: TV Globo

Martim se vira, e diz: “Se quiser acabar comigo, Saruê, que seja pelas costas como o senhor sempre mandou fazer… Assassino!”, responde o fotógrafo.

Diante da briga, um tiro surpreende toda a família. Tereza (Camila Pitanga), Miguel (Gabriel Leone) e Carlos (Marcelo Serrado) aparecem lá para tentarem impedir uma nova tragédia.

Iolanda tenta segurar o marido, mas é empurrada novamente: “Olhe pra mim quando eu falar com você, seu maldito! Você olhe pra mim… Que o próximo tiro tem destino certo!”, ameaça o coronel.

Martim desafia: “Senhor não passa de um covarde, coronel Saruê. O pior tipo de covarde que existe! Então termine comigo, coronel… Me mate, anda! Acabe comigo, que é o que o senhor quis fazer desde o dia que eu nasci!”, responde.

Miguel entra na briga para tentar acalmar o avô, e pede que ele abaixe a arma: “Esse maldito só sai daqui morto!!!”, grita Afrânio. A briga continua até que Encarnação chega aos gritos: “Cheeegaaa!!”.

“‘Bâxe essa mão, Afrânio… Ou eu não respondo por mim! Se você, ou qualqué um ameaçá meu neto, outra vez, eu juro por Deus que não respondo por mim!!!”, diz a matriarca. “Senhora não se meta nisso…”, diz Afrânio. “Me meto! Você manda dessa porta pra fora, mas a cumiêra dessa casa e dessa família ainda sô eu! E, enquanto eu fô viva, é assim que via ser! E aí de quem levantá um dedo que seja contra um dos meus… Seja quem for… Eu mato!”, diz ela.

“Nem que eu tenha que voltar aqui para essa Terra só pra isso!, continua a senhora.

Os ânimos começam a se acalmar, e Martim finalmente consegue sair. Iolanda tenta sair atrás dele mas é contida por Encarnação: “Deixe ele, Iolanda. Se ele tivé que ficá, ele fica!”, finaliza.

A cena do retorno de Martim vai ao ar nesta quinta-feira (19/5). Veja mais de Velho Chico.