NETFLIX

Por Que Você Me Matou?: Mãe busca assassinos da filha no MySpace em documentário

A história de Belinda Lane virou documentário do Netflix

Belinda Lane em cena do documentário "Por Que Você Me Matou?", exibido na Netflix - Foto: Reprodução / Netflix
Belinda Lane em cena do documentário "Por Que Você Me Matou?", exibido na Netflix - Foto: Reprodução / Netflix

Redação Publicado em 15/04/2021, às 04h00

Estreou na Netflix nesta quarta-feira (14/04) o documentário Por Que Você Me Matou?, que traz a história de uma mãe obstinada em descobrir quem foram os assassinos de sua filha, que morreu baleada em 2006 em uma cidade da Califórnia, Estados Unidos.

A produção remonta toda a busca de Belinda Lane, mãe da jovem Cyrstal Theobald, pelos responsáveis pelos tiros que tiraram a vida da garota, que tinha apenas 24 anos na época. A forma como ela procurou ajudar a polícia a desvendar o crime foi, de certa forma, inovadora: Belinda se utilizou do MySpace, uma rede social popular nos anos 2010.

O documentário é uma das grandes estreias da semana na Netflix ㅡ nós já assistimos e publicamos uma crítica no vídeo abaixo, em que fazemos a análise da produção que já se encontra disponível na plataforma.

Logo abaixo, entregamos um resumo de toda a história de Belinda Lane em busca de justiça para a sua filha. Lembrando que, a partir de agora, há spoilers a respeito da história contada no documentário, então se não quiser saber o que acontece no final do filme, assista e leia mais tarde.

O começo de tudo

Cystal foi baleada em 24 de fevereiro de 2006, dentro de um carro onde estava com seu namorado, irmão e mãe. O veículo foi alvejado por uma gangue na cidade de Arlanza, que fica na Califórnia, Estados Unidos.

Acontece que Crystal não tinha relação alguma com gangues de qualquer tipo. A forma como aconteceu o assassinato indicava que seria uma espécie de vingança, com a qual a jovem parecia não ter nada a ver. Ela levou um tiro na cabeça e morreu na hora.

Pouco tempo depois de se recuperar da morte da filha, Belinda Lane resolveu buscar a verdade sobre o que aconteceu com Crystal. Segundo uma entrevista dada na época, ela prometeu à filha buscar respostas sobre o que houve. "Eu te prometo que mesmo se tirar meu último respiro, eu vou pegá-los. Eu te prometo, você vai ter justiça", afirmou ela no velório da jovem.

"Poderia procurar a vinda interia"

Belinda estava no carro quando sua filha levou o tiro fatal, o que tornou a revisitação do crime um ato doloroso, mas necessário para cumprir a sua promessa. Ela, então, teve a ideia de usar a rede social que era febre no momento: o MySpace, uma espécie de "pré-Facebook".

Contando com ajuda de outras pessoas, Belinda conseguiu criar um perfil "fake" no MySpace e conseguiu contato com membros da gangue que mataram Crystal. De posse das informações que conseguiu, ela foi até a polícia fazer a denúncia.

Foi pela rede social que Belinda chegou a William Sotelo, um dos principais acusados pelo crime ㅡ era ele quem dirigia o carro que levava os criminosos que atiraram em Crystal. Ele foi o último membro da gangue capturado pela polícia, depois de ter fugido para o México.

Ele foi preso, e no dia 23 de janeiro de 2020, foi condenado a 22 anos de prisão pela participação no assassinato de Crystal Theobald. A polícia elogiou o trabalho e a obstinação de Belinda: "Ela foi muito útil, trabalhando nas redes sociais para nos ajudar a identificar onde ele poderia estar. Ela forneceu informações importantes que nos ajudaram na captura de Sotelo", disse um policial em entrevista a uma TV norte-americana.