Música

Daft Punk anuncia fim das atividades após 28 anos de estrada

Duo parisiense fez enorme sucesso nas últimas duas décadas, vencendo os principais prêmios de música do mundo

Daft Punk, formado por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, finalizou suas atividades - Foto: Reprodução
Daft Punk, formado por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, finalizou suas atividades - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 22/02/2021, às 11h33

O duo parisiense Daft Punk, responsável por algumas das músicas mais tocadas nas rádios do mundo inteiro nos últimos 28 anos, anunciou que finalizou suas atividades.

A notícia foi dada pelos próprios integrantes em um vídeo de 8 minutos intitulado Epílogo, usando trechos do filme Electroma, produzido por eles em 2006.

De acordo com o site Pitchfork, a assessora do duo, Kathryn Frazier, confirmou a separação após ser questionada sobre o assunto. No entanto, ela não deu nenhum tipo de informação sobre o motivo que levou a dupla a se separar.

O Daft Punk foi criado em 1993 pelo luso-francês Guy-Manuel de Homem-Christo e pelo judeu-francês Thomas Bangalter, e se tornaram referência na house music. O álbum de estreia da dupla, Homework, foi lançado em 1997, e lançou os clássicos Around The World e Da Funk.

Sempre misteriosos, a dupla passou a se apresentar em público apenas em 2001, quando lançado o segundo álbum, Discovery, em 2001. Para preservar o mistério, surgiam sempre com roupas de robôs, que se tornou marca registrada da identidade visual do duo.

Ainda nos anos 2000, a música Harder Better Faster Stronger venceu o Grammy de Melhor Gravação Dance, e o álbum Alive 2007 recebeu a estatueta como Melhor Álbum de Eletrônica/Dance. A consagração na premiação veio em 2014, com o álbum Random Acesss Memories.

O álbum recebeu nada menos que 5 Grammys: Melhor Álbum de Eletrônica/Dance, Melhor Engenharia de Som em álbum não clássico, Melhor Performance Pop Duo ou Grupo, Single do Ano (para Get Lucky, parceria com Pharell Williams) e Álbum do Ano.