Recentes mudanças na legislação e nas decisões judiciais dos Estados Unidos têm gerado preocupação entre os imigrantes brasileiros. De acordo com Kelmer Neves, CEO da Nationwide Immigration, uma nova decisão judicial retira a jurisdição do juiz de imigração de liberar com fiança imigrantes detidos que entraram pelo México, situação que representa uma grande parte dos brasileiros vivendo no país. Além disso, a Suprema Corte autorizou o governo a retornar operações migratórias agressivas, permitindo que agentes da imigração detenham pessoas com base na aparência física, no idioma ou no sotaque.
Segundo Kelmer, “isso deixa a comunidade brasileira vulnerável à detenção e inelegibilidade para concessão de fiança pelo juiz de imigração.” As recentes medidas indicam um cenário mais rígido na política migratória norte-americana, afetando diretamente milhares de brasileiros que residem nos Estados Unidos, especialmente aqueles que entraram pela fronteira mexicana.
Em meio a esse contexto, os brasileiros nos Estados Unidos enfrentam um aumento significativo de riscos e incertezas em relação à sua permanência legal. As mudanças na legislação e as decisões da Suprema Corte reforçam a necessidade de orientação jurídica especializada e atenção redobrada aos procedimentos migratórios, evidenciando que a proteção e os direitos desses imigrantes podem estar cada vez mais limitados diante de um cenário migratório rigoroso e em constante transformação.