GLOBOPLAY

Ivan Mizanzuk, de O Caso Evandro, fala sobre novo projeto: Altamira: "Muito mais complexo"

Ivan Mizanzuk volta ao podcast true crime com Altamira, que fala sobre crimes na cidade do Pará

Ivan Mizanzuk falou sobre Altamira, que faz parte do Projeto Humanos - Foto: Reprodução / Globoplay
Ivan Mizanzuk falou sobre Altamira, que faz parte do Projeto Humanos - Foto: Reprodução / Globoplay

Redação Publicado em 07/04/2022, às 12h02 - Atualizado às 12h12

Com novo podcast de true crime, liderado por Ivan Mizanzuk, o Projeto Humanos chega à sua quinta temporada, ‘Altamira’, que investiga uma série de crimes brutais ocorridos no final da década de 1980 na cidade de mesmo nome, localizada no interior do Pará.

Na ocasião, meninos entre 8 e 14 anos foram sequestrados e mortos, e três sobreviveram ao ataque. Tráfico de órgãos e rituais macabros foram algumas das linhas de investigação da polícia na época. A partir de uma minuciosa pesquisa, o podcast aponta novos rumos e descobertas para o caso que chocou o Brasil.

Em entrevista disponibilizada nesta quinta-feira (07/04), Mizanzuk -- também responsável por 'O Caso Evandro', um dos maiores sucessos em formato podcast no país e que se tornou série no Globoplay ano passado -- contou como surgiu o interesse por esse caso.

"Eu me interessei por Altamira quando estava pesquisando ‘O Caso Evandro’ e em um determinado momento uma das suspeitas no caso do menino Leandro Bossi, criança que desapareceu dois meses antes do Evandro, também se torna suspeita relacionada aos casos ocorridos em Altamira", afirmou o jornalista e podcaster.

Em seguida, Mizanzuk explicou porque o caso de Altamira é mais complexo que o Caso Evandro. "Altamira é mais complexo porque tem muito mais vítimas, em uma cidade que não tem muito registro. Altamira é uma região muito precária na manutenção de arquivos o que dificulta materializar e verificar a maioria do que é dito sobre o caso".

Tudo isso gera a necessidade de um esforço maior em tentar entender o contexto daquela região para poder compreender a forma e o conteúdo de como essa história é relatada na cidade. Fora isso, quando nós achávamos as pessoas para dar entrevista, muitas não queriam, tinham medo. Ou quando conseguiam falar, às vezes a memória não estava mais tão boa. A dificuldade de acesso às informações confiáveis fez o trabalho se tornar muito mais complexo.

Na sequência, ele disse o que os fãs do Projeto Humanos podem esperar dessa nova temporada do podcast. "Uma coisa que é dita no primeiro episódio é que o caso de Altamira vai ajudar a entender muitas questões relativas também ao ‘O Caso Evandro’. Vamos ter desdobramentos que vão explicar, mais profundamente, alguns problemas, situações e dificuldades que temos nas investigações policiais no Brasil, especialmente em outras regiões fora do eixo Rio -São Paulo, como no Norte do país", finalizou.

Com episódios semanais, ‘Altamira’ aprofunda as investigações que ajudam a entender todo o complexo contexto político, social e econômico da região que influenciam diretamente os rumos do caso. ‘Altamira’ está disponível no Globoplay e nas principais plataformas de áudio.

Altamira já está disponível no Globoplay e nas plataformas - Foto: Globoplay
Altamira já está disponível no Globoplay e nas plataformas - Foto: Globoplay