GLOBOPLAY

"Abuso: A cultura do estupro no Brasil", de Ana Paula Araújo, ganha adaptação em podcast; veja os detalhes

Ana Paula Araújo leva para "Abuso: A cultura do estupro no Brasil" as entrevistas de seu livro

Ana Paula Araújo estreou o podcast feito pelo jornalismo da Globo - Foto: Reprodução / Instagram
Ana Paula Araújo estreou o podcast feito pelo jornalismo da Globo - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 22/10/2021, às 04h15

No Dia Nacional do Podcast, celebrado em 21 de outubro, a jornalista e apresentadora do ‘Bom Dia Brasil’, Ana Paula Araújo, estreou como podcaster com ‘Abuso’, uma adaptação em áudio realizada pela Rádio Novelo, do seu livro ‘Abuso: A cultura do estupro no Brasil’, lançado há um ano.

O podcast também contempla depoimentos inéditos tanto de vítimas como de especialistas na área, além de situações vividas pessoalmente por Ana Paula, testemunhos e entrevistas realizadas ao longo de quatro anos de produção do livro.

“Trazemos no primeiro episódio, por exemplo, o caso da Daniela, abusada a infância inteira pelo padrasto e, na adolescência, fugiu de casa e foi morar debaixo do viaduto. Até que foi recolhida pelo serviço social de uma igreja, conheceu seu marido e conseguiu ajustar sua vida”, conta Ana Paula. Daniela fez mestrado na Espanha e, ao voltar para o Brasil, criou o Instituto É Possível Sonhar, onde acolhe outras mulheres vítimas de violência sexual.

Com mais de 20 anos de experiência no Jornalismo, Ana Paula conta as principais diferenças para uma produção em formato podcast. “No áudio, precisamos prestar mais atenção ao som ambiente, temos que descrever detalhes, sem que fique algo cansativo”, explica ela, que conta com uma equipe majoritariamente feminina. Como fala muito rápido, precisou se adaptar para manter a linha da narrativa.

“Uma história lida é diferente de uma histórica contada, é um relacionamento mais próximo. Você se sente mais acompanhado, traz um pertencimento à informação. No livro, cada um faz sua imagem na sua cabeça. Por conta do meu trabalho na TV, muita gente me diz que lê o livro com a minha voz”, comenta.

Ela também acredita que a adaptação em áudio tende a levar a mensagem do livro não só a outras mulheres, mas também aos homens. “Eu me surpreendi muito com o feedback positivo de homens que leram o livro”, revela.

Para a jornalista, a educação sexual é imprescindível para a diminuição dos abusos, que, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, são o tipo de violência que mais faz vítimas crianças e adolescentes no Brasil. Os casos, em sua maioria, são registrados dentro de casa, justamente por quem deveria proteger as crianças, normalmente envolvendo pessoas da família.   

O podcast ‘Abuso’ está disponível no Globoplay (via celular), G1 e Deezer, e cada um dos seis episódios será publicado semanalmente, às quintas-feiras.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ana Paula Araujo (@appaaraujo)