Geek

Twitter suspende homem que desejou “morte dolorosa” para Baby Yoda

O pequeno Baby Yoda, de The Mandalorian, encantou a todos que viram fotos, vídeos e gifs dele circulando pelas redes sociais. Quer dizer: quase todos.

Twitter suspende homem que desejou “morte dolorosa” para Baby Yoda - Foto: Reprodução/Disney+
Twitter suspende homem que desejou “morte dolorosa” para Baby Yoda - Foto: Reprodução/Disney+

Redação Publicado em 29/11/2019, às 21h25 - Atualizado às 21h39

Toda a internet se encantou com o personagem de The Mandalorian que ganhou o apelido de Baby Yoda. Ele aparece nos episódios da série baseada em Star Wars, que ainda não estreou no Brasil.

Sua aparência fofa acabou sendo incorporada na cultura pop atual. O pequeno personagem encantou a todos que viram fotos, vídeos e gifs dele circulando pelas redes sociais.

Quer dizer: quase todos. Will Sloan, um podcaster de Toronto, no Canadá, não gostou nada do tal Baby Yoda. Ele chegou a falar sobre o assunto em sua conta no Twitter. O que ele não esperava era a reação das pessoas, que defenderam o personagem com unhas e dentes – e denunciando Sloan por assédio.

Tudo começou quando, na quinta-feira passada (21/11), Sloan reagiu a um artigo da revista Esquire, que afirmou: “The Mandalorian transformou Baby Yoda em um ícone de pureza – um raro momento em que atravessamos o corredor da Internet para simplesmente dizer: ‘Isso é bom!'”. Irritado com a atenção que Baby Yoda tem recebido, o podcaster retuitou o artigo e acrescentou: “Espero que ele morra dolorosamente”.

Foi o suficiente para atrair a ira dos internautas. Em questão de 20 minutos, ele recebeu tantas denúncias no Twitter que a rede social enviou uma notificação a Sloan afirmando que ele violou as regras de abuso e assédio. Com isso, ele ficou impedido de criar tweets ou favoritá-los durante sete dias. Apesar disso, ele ainda seria capaz de enviar DMs (mensagens diretas).

Incrédulo, Sloan deu uma entrevista por telefone para a CTVNews.ca contando como era estar na tão temida “prisão do Twitter”, quando a rede social bloqueia as principais funções de um usuário como punição à quebra de suas regras.

“Basicamente, foi uma piada … e eu achei engraçado”, Sloan disse, aos risos. “Essa proibição parecia a coisa absolutamente mais idiota pela qual você poderia ser banido”, afirmou.

 

Twitter (não) comentou o assunto

O site CTVNews.ca solicitou uma posição oficial do Twitter. O porta-voz da rede social no Canadá, Cam Gordon, mandou uma nota: “não comentamos tweets individuais ou o status de contas individuais como uma questão de privacidade para os usuários”.

Depois de tentar apelar da decisão do Twitter, Sloan decidiu apenas ler o dilúvio de tweets de piada que o apoiavam. Foram “semanas de risadas por esse ridículo”, disse. Ele também usou suas contas no Twitter para dois podcasts que ele co-apresenta para destacar que ele simplesmente ameaçou um personagem fictício.

Além disso, Sloan também apontou a hipocrisia do site em sinalizá-lo, mas permitindo que o presidente dos EUA, Donald Trump, escreva regularmente ameaças de guerra contra países como a Coréia do Norte, bem como a plataforma que não reprime ameaças sexistas e racistas contra autoridades eleitas, esportistas do sexo feminino ou mulheres na mídia.

“Mas, aparentemente, o tabu é que você não pode tirar sarro dos bonecos de propriedade da Disney”, disse, irônico.

Perguntado sobre o futuro, Sloan disse que “não pretendo desejar a morte de Yoda novamente”. No entanto, para outros personagens fictícios, “como o Twitter, eu tomo (a decisão) caso a caso”, alfinetou.