Cenapop
Gastronomia com Heaven Delhaye

Conheça a receita que traz a criança da Musa da Gastronomia Heaven Delhaye

A chef mais famosa do Brasil nos conta das lembranças de sua infância em uma maravilhosa receita Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto: Divulgação / MF

Heaven Delhaye
Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto: Divulgação / MF Models Assessoria )

Fabiano de Abreu Publicado em 04/01/2015, às 16h24

 

Heaven Delhaye – Musa da Gastronomia ( Foto: Divulgação / MF Models Assessoria )

 

Para quem conhece a Chef de Cozinha Heaven Delhaye é fácil imaginar o que a faria criança novamente. A gata já tem em si características de uma mulher que ainda tem uma criança dentro de si. Meiga e muito carinhosa com todos, conhecida como Musa da Gastronomia, a chef nos conta da receita que vai além do paladar, mas também da magia da mistura que se transforma em algo bastante gostoso.

“Ainda bem menina, quando comecei a cozinhar a minha paixão era fazer bolo, não apenas pela razão óbvia de que toda criança adora comer bolo, mas principalmente o que me surpreendia e me deixava maravilhada era a idéia de que quando juntamos ovos, farinha, chocolate, manteiga e açúcar resultava em algo tão gostoso. Para mim era pura mágica. E mesmo hoje que entendo bem o processo, sempre que faço um bolo e tiro ele do forno, vejo o quanto cresceu e esta cheiroso, me sinto mais uma vez uma pequena menina na cozinha. Este bolo mesclado de chocolate e baunilha é um dos meu favoritos, por que é fácil e rápido de fazer, vai bem em todas as situações sendo um aniversario ou um café da tarde. Aproveitem!”  Heaven Delhaye

INGREDIENTES

Massa:

– 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente ( retire da geladeira 1 hora antes de usar )

– 2 xícaras de açucar

– 3 ovos caipiras

– 1 colher de sopa de essência de baunilha

– 75 ml de leite integral

– 2 xicaras de farinha de trigo

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 2 colheres de sopa de cacau em pó

Calda:

– 150g de chocolate amargo

– 200g de creme de leite

Decoração:

– Barra de Chocolate de sua preferência

– Açucar de confeiteiro

-1 folha de hortelã

MODO DE PREPARO

Massa:

Colocar na batedeira a manteiga (em temperatura ambiente para virar um creme), acrescente o açúcar e bater em velocidade média durante 4 minutos (Até formar um creme claro). Reserve.

Dica: com uma colher, ajude a massa chegar ao centro da batedeira para que possa bater de forma uniforme.

Em uma vasilha, acrescente os ovos, o açucar refinado e a essência de baunilha. Misture manualmente os ingredientes sem bater os ovos. Reserve.

Dica: Quebrar os ovos um por um em uma xícara para não correr o risco de estragar os outros.

Misture numa vasilha os ovos, açúcar e a essência de baunilha, depois acrescente ao poucos a mistura de manteiga. Acrescente a seguir também aos poucos o leite.

Após bater todos os líquidos, acrescente a farinha de frigo aos poucos e o fermento em pó.

Dica: Coar a farinha e o fermento antes de acrescentá-los a receita para deixar o bolo mais leve e fofinho e sem bolas de farinha no meio.

Separar a massa em duas partes. Adicionar em metade da massa o cacau em pó peneirado. Misturar bem com uma colher, fazendo sempre um movimento circular, de baixo para cima.

Untar a forma com manteiga e farinha. Adicione 2 colheres de sopa de bolo de chocolate e alterne com o sabor baunilha. Balançar levemente a forma para a massas unir e levar ao forno pré-aquecido a 200º por 40 minutos.

Dica: Para saber se o bolo está pronto, espetar o a massa com um palito e se sair sequinho, ele já está na hora de tirar do forno. Espere esfriar para desenformar.

Calda:

Derreta o chocolate em banho maria e adicione o creme de leite mexendo até ficar uma calda uniforme.

Decoração:

Jogar a calda prepara em cima do bolo já frio. Cortar grosseiramente um pouco de chocolate e colocar em cima do bolo já em caldas. Peneirar o açucar de confeiteiro por cima para decorar. Finalize adicionando uma folha de hortelã para dar um toque aromático.

 

Sirva e Bom apetite!

Comentários