Gastronomia com Heaven Delhaye

Compota do Prazer para ” trazer sorte” na entrada do Novo Ano. Com Heaven Delhaye

"A receita de Compota do Prazer é muito antiga, muitos dizem que já existe ha mais de 6000 anos." Diz a Musa da Gastronomia Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia

Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto: Divulgação / MF Models Assessoria )
Heaven Delhaye - Musa da Gastronomia ( Foto: Divulgação / MF Models Assessoria )

Fabiano de Abreu Publicado em 31/12/2014, às 13h32

“A receita de Compota do Prazer é muito antiga, muitos dizem que já existe ha mais de 6000 anos.” Diz a Musa da Gastronomia

 

Heaven Delhaye – Musa da Gastronomia ( Foto: Divulgação / MF Models Assessoria )

 

Em uma crença passada através dos séculos, esta receita ajuda a entrar com a energia positiva no novo ano. Claro que por ser uma receita muito antiga, nossa Chef de Cozinha, Heaven Delhaye teve que adaptar trocando alguns ingredientes por produtos um pouco mais atuais. A Musa da Gastronomia disse que essa delícia deve ser preparada com a sabedoria dos nossos antepassados no conforto de casa. Na crença devemos consumir esta compota no ano novo, 1 colher de sopa antes da virada do ano, ela pode ser consumida com o jantar também. Diz a lenda que traz boa sorte, amor e força para o novo ano.

A receita da Compota do Prazer é muito antiga e, provavelmente, existe a mais de 6000 anos. Evidentemente, seus ingredientes foram adaptados a época, de forma que a receita atual refletisse com bastante precisão os conteúdos de experiências. Foram usados como referência relatos, a este respeito, descritos em pergaminhos muito antigos, descobertos no século XX por pesquisas arqueológicas realizadas no Oriente Médio.

 

Receita da Compota do Prazer

 

Compota do Prazer – Heaven Delhaye ( Foto: Divulgação / MF Models Assessoria )

 

Ingredientes:

300 gramas de ameixas pretas e sem caroço

100 gramas de maçã desidratada

100 gramas de pêra desidratada

100 gramas de passas brancas

100 gramas de cerejas ao marrasquino, inteiras com toda a calda

100 gramas de nozes picadas

100 gramas de castanhas do Pará picadas

100 gramas de amêndoas sem pele picadas

um pouquinho de canela em pau

um pouquinho de cravo

1 rodela de limão

1 cálice de vinho tinto

 

Modo de Fazer:

Faça uma calda colocando numa panela 2 xícaras de chá de açúcar para caramelar, ou seja, cozinhando o açúcar até ele ficar da cor de um caramelo, e acrescente, então, 1 litro e meio de água fervendo.

Misture bem o açúcar caramelado com a água fervendo e coloque primeiro a maçã e a pêra desidratadas.

Depois que estiverem quase cozidas, coloque o restante dos ingredientes começando pela ameixa.

No final coloque o vinho.

Deixe a Compota apurar por mais ou menos 40 minutos.

Algumas Observações:

Se você resolver aumentar a quantidade dos ingredientes aumente, também, proporcionalmente a quantidade de calda.

Se depois da Compota ficar pronta você achar que ela ficou com pouca calda, faça em uma outra panela mais uma medida de calda e quando ela estiver bem dissolvida a acrescente a Compota já pronta.

E assim estará pronta a sua Compota do Prazer, que posta na geladeira poderá durar de 1 a 2 meses.

Como este exemplo de mesa, infinitos outros poderão ser criados, mas por questões da Engenharia Dimensional que envolve a virada de 2014 para 2015 recomendo que todas as mesas contenham algum tipo de compoteira com a Compota do Prazer no seu interior, pois durante o ritual que desenvolvi para ser realizado nesta virada será necessário saborear uma colher de sobremesa da Compota do Prazer. E eu mantenho sempre a mesma receita ano após ano, porque a função para a qual ela foi desenvolvida se mantém a mesma ao longo do tempo. Ela funciona como um detonador das mudanças que os Mantras criados por mim irão desencadear na vida dos seus usuários. E estas mesas deverão ser montadas, de preferência, pelo menos uma vez por mês ao longo de todo o ano de 2015.