FAMOSOS

Vencedor do Oscar critica Will Smith e Chris Rock por "roubarem seu momento" na premiação

Briga entre Will Smith e Chris Rock ofuscou momento do vencedor do Oscar de Melhor Documentário

Joseph Patel (no centro) criticou os dois atores - Foto: Reprodução / Instagram
Joseph Patel (no centro) criticou os dois atores - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 31/03/2022, às 09h13 - Atualizado às 09h25

Joseph Patel, produtor que venceu o Oscar de Melhor Documentário por seu trabalho em "Summer of Soul" na cerimônia de 2022, criticou fortemente os atores Will Smith e Chris Rock por "roubarem seu momento" na premiação. Foi no anúncio dessa categoria que ocorreu a agressão de Smith contra Rock, no palco, ao vivo.

Patel, que é descendente de sul-asiáticos, voltou a maior parte de suas críticas para Chris Rock, que também fez uma piada sobre ele na hora de anunciar o prêmio -- “De Ahmir ‘Questlove’ Thompson e quatro caras brancos”, disse o comediante.

Em seu desabafo, Patel chamou Rock de "cuz** de merda". “Antes de tudo, estou repleto de alegria nos últimos dias, por mim e pela nossa equipe na nossa vitória no Oscar”, começou ele em uma série de desabafos no Twitter, posteriormente apagados.

Muitos de vocês - amigos, amigos virtuais, conhecidos, colegas, amigos antigos e novos - demonstraram amor e carinho sinceros pela nossa conquista. Foram precisos alguns dias para processar tudo. Ainda meio que processando. Quando compreendemos que a interação entre o Chris Rock e o Will Smith não era coisa pequena, as coisas ficaram de cabeça para baixo. Todo mundo ainda estava tentando compreender o que aconteceu quando o Chris seguiu em frente e começou a ler os indicados.

“Acho que o que o Will fez foi egoísta. Roubou o momento da categoria. Roubou dos outros incríveis e excelentes filmes seus momentos de reconhecimento durante um ano FORTE para documentários. E roubou de ‘Summer of Soul’ e da nossa equipe o nosso momento. Roubou o nosso momento de celebração barulhenta e entusiástica. Me sinto mal pelo Ahmir. Me sinto mal pelos meus colegas produtores. Me sinto mal por toda nossa equipe”, prosseguiu o produtor.

Ele se disse irritado com a situação. “Me sinto mal por todas as pessoas que estavam assistindo e torcendo. Estávamos em choque enquanto íamos para o palco - não porque ganhamos, mas porque nós, também, ainda tentávamos compreender o que havia acontecido. Depois o Will abraçou o Ahmir e me cumprimentou. Nem entendi o que estava acontecendo. Ainda em choque. (O Ahmir lidou com muita graça, deu um discurso do coração. Foi lindo de ver. Ainda estou muito tocado com o quanto ele cresceu nos últimos anos)”.

O que não ouvi ali, enquanto ia até o palco, foi me dito nos bastidores, foi a fala do Chris Rock enquanto lia os nossos nomes - ‘O vencedor é ‘Summer of Soul’... Ahmir ‘Questlove’ Thompson e… quatro caras brancos’. MAS QUE P***A É ESSA???? Eu estava tão orgulhoso de ser um dos poucos sul-asiáticos a ter vencido um Oscar na história do prêmio e fui um dos três aquela noite. Isso nunca aconteceu antes! É importante! É histórico! Então, enquanto a minha família assistia, o Chris Rock me citou como um dos ‘quatro caras brancos’ (vou deixar de lado o desrespeito por não ter citado os nomes e o erro de sermos três produtores, não quatro).

“Sou adulto, dou conta de piadas. Comediantes fazem piadas. Mas não ali. Que merda desrespeitosa. E OLHA SÓ… Não foi porque o Chris Rock estava estressado. Ele fez a mesma piada no palco na noite anterior em um show! Então estou com raiva. Com raiva do Will Smith. Com raiva do Chris Rock. Com raiva por mim. Com raiva pelo Ahmir. Com raiva pelos meus colegas. Ainda não vi a cerimônia, apesar de ter gravado. Provavelmente jamais verei. Obrigado, Chris. Seu grande cuz** de merda”, criticou.

Ele finalizou: “Sei que o que aconteceu na cerimônia e a nossa conquista vão se separar com o tempo. E sinceramente, como disse antes, estou em um momento de absoluta alegria pela nossa conquista. Mas tanto o Will quanto o Chris mancharam o que deveria ter sido um momento lindo para nós”.

Ao apagar as críticas, Patel justificou: “Chegamos em um momento pouco produtivo de uma thread que viraliza, então decidi apagar. Disse o que precisava ser dito e me sinto em paz. Alguns de vocês são muito esquisitos”.