FAMOSOS

Relembre trabalhos marcantes de Flávio Migliaccio, que morreu aos 85 anos

O veterano ator morreu em seu sítio em Rio Bonito, cidade no interior do Rio de Janeiro

Flávio Migliaccio como Seu Chalita, na série Tapas & Beijos - Foto: TV Globo/ Raphael Dias
Flávio Migliaccio como Seu Chalita, na série Tapas & Beijos - Foto: TV Globo/ Raphael Dias

Redação Publicado em 04/05/2020, às 12h05

Flavio Migliaccio morreu nesta segunda-feira (04/05) em seu sítio localizado na cidade de Rio Bonito, interior do Rio de Janeiro.

O veterano ator deixa um legado de mais de 60 anos na dramaturgia, onde ele interpretou papéis icônicos, quase sempre com foco no humor. No entanto, seus papéis dramáticos também lhe renderam elogios do público e da crítica.

O CENAPOP lista abaixo alguns dos trabalhos mais marcantes da carreira de Flavio Migliaccio, um dos grandes atores da história da televisão brasileira.

Shazan, Xerife e Cia.

Em 1972, no seu segundo grande papel na televisão (o primeiro foi na novela O Primeiro Amor, do mesmo ano), Flavio Migliaccio emplacou um personagem que ficou marcado durante toda a sua carreira: ele interpretou Xerife no seriado Shazan, Xerife e Cia, exibido pela Globo. Na trama, ele viajava o Brasil ao lado de Shazan (interpretado por Paulo José) a bordo de sua camicleta (híbrido de caminhão e bicicleta) procurando emprego e aventuras, se deparando com as mais inusitadas situações. Foi um estrondoso sucesso na época, e fez o nome do ator para projetos futuros na emissora.

Aventuras do Tio Maneco

Outro personagem marcante na galeria do ator foi o Tio Maneco, criado por ele mesmo no filme Aventuras com Tio Maneco, de 1971. Na história, Maneco sempre leva seus três sobrinhos para grandes aventuras onde eles aprendem sobre novas culturas. O filme teve um sucesso tão grande que ganhou uma série de televisão e o personagem de Flavio aparecem em três outros filmes:  O Caçador de Fantasma (1975)Maneco, O Super Tio (1980) Os Porralokinhas (2007).

Rainha da Sucata

Migliaccio teve papel importante na novela Rainha da Sucata, exibida em 1990 pela Rede Globo. Ele interpretou Seu Moreiras, pai de Adriana (interpretada por Claudia Raia). Por esse papel ele ganhou ainda mais notoriedade por conta do alcance da novela, uma das grandes audiências do começo do fim da década de 80, quando ele já estava consolidado como um dos atores mais versáteis da dramaturgia.

Flávio Migliaccio como Seu Moreiras em Rainha da Sucata - Foto: Reprodução/ TV Globo

 

Tapas & Beijos

Depois de anos trabalhando em personagens coadjuvantes em novelas e participações especiais, Flavio Miggliacio ganhou novamente o público com o simpático Seu Chalita, da série Tapas e Beijos, protagonizada por Fernanda Torres e Andréa Beltrão. Chalita roubava a cena com suas trapalhadas ao tentar ajudar as duas amigas. Na época do fim do programa, Miggliacio declarou: "Eu não posso entrar de férias. Eu tenho que continuar trabalhando e se aparecer alguma coisa amanhã eu tenho que fazer, sou obrigado a fazer. Não é questão financeira, é questão de que eu tenho que ficar em atividade. Não consigo ficar parado".

Evandro Mesquita e Flávio Migliaccio em cena de Tapas e Beijos - Foto: TV Globo/ Paulo Belote