FAMOSOS

Morre, aos 72 anos, o cantor e compositor Moraes Moreira

Segundo familiares, o cantor morreu em sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro, enquanto dormia

Moraes Moreira faleceu aos 72 anos, em sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação
Moraes Moreira faleceu aos 72 anos, em sua casa na Gávea, no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação

Redação Publicado em 13/04/2020, às 11h10 - Atualizado às 11h15

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira (13), aos 72 anos, em sua sua casa, na Gávea, no Rio de Janeiro.

A informação foi confirmada ao CENAPOP pela assessoria de imprensa do Novos Baianos, grupo do qual o artista fez parte, juntamente com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, de 1969 até 1975.

Em 1978, Moraes Moreira saiu em carreira solo e desde então lançou outros vinte discos.

Moraes Moreira é um dos compositores mais importantes da MPB e criador de muitas canções que marcarem época e a cultura nacional, como Sintonia e Pombo Correio.

Seu último show chamou-se Elogio à Inveja, e nele interpretou as canções que gostaria de ter composto, como Quem Há de Dizer, de Lupicínio Rodrigues. Em março, já cumprindo quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus, ele escreveu um cordel de esconjuro ao coronavírus.

"Eu temo o coronavírus / E zelo por minha vida / Mas tenho medo de tiros / Também de bala perdida, / A nossa fé é a vacina / O professor que me ensina / É a minha própria lida", diz o primeiro trecho do trabalho.

Ícone do carnaval de Salvador, ele é considerado o primeiro cantor de trio-elétrico da história. Uma de suas músicas mais conhecidas é Preta Pretinha, considerada um clássico da música popular brasileira. Ele cantou a canção no reencontro dos Novos Baianos, realizado em 2017. 

Na web, a notícia da morte Moraes Moreira caiu como uma bomba. A família do cantar ainda não divulgou detalhes sobre o velório e o enterro do cantor.