FAMOSOS

Isaac Bardavid, famoso dublador de personagens como Wolverine, morre aos 90 anos

Isaac Bardavid foi um dos mais icônicos dubladores da televisão brasileira

Isaac Bardavid era a voz do Wolverine no Brasil; ele morreu aos 90 anos - Foto: Reprodução / UOL
Isaac Bardavid era a voz do Wolverine no Brasil; ele morreu aos 90 anos - Foto: Reprodução / UOL

Redação Publicado em 01/02/2022, às 16h59

Isaac Bardavid, um dos mais famosos dubladores da história do entretenimento brasileiro, morreu nesta terça-feira (01/02), aos 90 anos. O artista estava internado em um hospital de Niterói, no Rio de Janeiro, tratando um enfisema pulmonar.

Ao lado de Orlando Drummond, falecido no ano passado, Bardavid é considerado uma das maiores lendas da dublagem brasileira. Há vários anos ele era a voz oficial do Wolverine, do X-Men, em animações e filmes -- ele até chegou a conhecer Hugh Jackman, intérprete do herói nos filmes da 20th Century Studios.

Os mais velhos também reconhecem a voz de Bardavid em personagens como o Esqueleto, vilão dos desenhos do He-Man; Obi-Wan Kenobi na dublagem original de "Star Wars: Uma Nova Esperança"; Freddie Krueger nos filmes "A Hora do Pesadelo", nos anos 80; Phil, na animação "Hércules", entre tantos outros trabalhos memoráveis.

Bardavid estava internado desde 26 de janeiro, e teve no começo desta semana uma acentuada piora clínica. O último boletim médico divulgado pela família do ator informava que ele estava inconsciente e que seu estado era muito grave.