FAMOSOS

Morte de Paulo José: “É preciso dizer tudo o que ainda está por se dizer”, disse o ator em último trabalho

Morte de Paulo José ocorreu na noite de ontem (11/08), em hospital no Rio de Janeiro

Paulo José deixou último trabalho gravado em áudio - Foto: Reprodução / TV Globo
Paulo José deixou último trabalho gravado em áudio - Foto: Reprodução / TV Globo

Redação Publicado em 12/08/2021, às 14h12

Paulo José, morto ontem (11/08) em decorrência de uma pneumonia, deixou seu último trabalho gravado em áudio: um texto emocionado para o Grupo Galpão de Teatro. O áudio foi publicado inicialmente pela coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

A narração do ator, que faleceu aos 84 anos, fez parte do projeto chamado Quer Ver, Escuta, promovido pelo grupo teatral. No texto declamado, Paulo José faz uma reflexão sobre a vida.

Apesar de tudo, o impossível. Apesar de tudo, o que querem. Apesar de tudo já ter sido dito é preciso dizer tudo o que ainda está por se dizer. Estou aqui mais uma vez para dizer que ainda resta dizer o que quer que possa ser dito. Que ainda resta o que dizer. Porque querem que nada mais reste a dizer. Querem deixar o que é para ser dito.

Ele prosseguiu: "Como quem se dizia toda e qualquer outra possibilidade que afete o possível. Estou aqui, então, dizendo o que ainda há para dizer. Mesmo que isso tudo seja dito. Digo o mesmo na vulnerabilidade que nos constitui. Da vulnerabilidade que nos desconcerta o medo".

A notícia da morte de Paulo José foi confirmada pela TVGlobo, emissora onde ele trabalhou a maior parte da vida, através de um comunicado publicado no começo da noite de ontem. O ator estava internado há 20 dias em um hospital no Rio de Janeiro e também sofria de Mal de Parkinson, diagnosticado em 1993.

Com uma vasta carreira na televisão, teatro e cinema, Paulo se tornou um dos atores mais celebrados da dramaturgia nacional. Ele deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além de Paulo Henrique Caruso.

Pelas redes sociais, vários famosos lamentaram a morte do ator, assim como o público em geral, que relembrou os trabalhos de Paulo em todas as mídias onde ele atuou.

O corpo do artista será velado nesta quinta (12/08) no Rio de Janeiro, com entrada apenas para amigos e parentes.