FAMOSOS

Allan Rich, ator que esteve na "lista negra de Hollywood" nos anos 50, morre aos 94 anos

O veterano atuou em diversos filmes, como "Serpico" e "Amistad"

Allan Rich morreu aos 94 anos - Reprodução
Allan Rich morreu aos 94 anos - Reprodução

Redação Publicado em 24/08/2020, às 19h36

O veterano ator Allan Rich, de 94 anos, faleceu no último fim de semana. O artista esteve na lista negra de Hollywood nos anos 50 e fez carreira no cinema americano atuando em diversos filmes como Serpico (1973), Assédio Sexual (1994) e Amistad (1997), além de trabalhos no teatro e na televisão, como na série Curb Your Enthusiasm, da HBO.

A morte aconteceu no sábado (22/08) no Lillian Booth Actors Home, casa para artistas idosos localizada em Englewood, New Jersey. Rich sofria de demência progressiva, conforme anunciou sua família.

Nascido em Nova York em 8 de fevereiro de 1926, recebeu o nome de Benjamin Norman Schultz, e foi criado no Queens e no Bronx. Sua mãe, Elia, disse que em seu terceiro aniversário, ele correu para fora de sua cadeira e subiu no palco durante um show de vaudeville para cantar Ain't She Sweet.

Adotou o nome artístico de Allan Rich na juventude e fez sua estréia na Broadway em 1943, quando foi contratado por Milton Berle para a comédia I'll Take the High Road. Dois anos depois, ele apareceu com Claude Rains e Kim Hunter no drama da prisão Darkness at Noon.

Já em 1953, Rich foi acusado de ser comunista durante o período do "macartismo" -- campanha lançada pelo senador Joseph McCarthy para procurar simpatizantes da União Soviética em Hollywood. Segundo o próprio ator, ele recebeu a acusaçaõ depois de tentar libertar um homem negro no Mississippi que havia sido condenado injustamente por estupro.

Na época, ele trabalhava em uma série da NBC, Philco Playhouse, da qual foi demitido repentinamente após ser acusado pelo comitê de McCarthy.

"Meu agente nunca me encaminhou para outro teste", lembrou Rich em uma entrevista concedida em 2007, de acordo com o site Hollywood Reporter, que repercutiu sua morte. “Eu entrava em um escritório, dando voltas. E saía fazendo phhffffft. Demorou um ano até que um ator me disse: 'Ei, estamos no Red Channels (a Lista Negra na qual constavam nomes de artistas de rádio, TV e cinema). Se seu nome estava nessa lista, adeus! Você nunca conseguia trabalho", disse.

Fora do entretenimento, Rich foi trabalhar como corretor em Wall Street, e prosperou como proprietário da Allan Rich Art Gallery, na Madison Avenue, em Manhattan. Lá, exibiu obras de artistas famosos como Salvador Dali, Joan Miró, Alexander Calder e teve a família Kennedy entre seus clientes.

Nos anos seguintes, ele também ajudou o lendário fotógrafo George Hurrell a ser redescoberto ao exibir os retratos tirados por ele das estrelas de Hollywood da Idade de Ouro.

Rich só voltou a trabalhar na área em 1963, quando fez papéis no teatro e na televisão. O grande impulso de sua carreira veio com Serpico (1973), de Sidney Lumet, onde teve o papel de promotor público com grande importância para o desenvolvimento do enredo.

Desde então, não parou mais de atuar. Em 2007, publicou um livro sobre seu ofício chamado A Leap From the Method e deu aulas para nomes famosos como Sharon Stone, Jamie Lee Curtis, Rene Russo, Larry Miller e Alan Thicke.

Rich também foi o fundador da We Care About Kids, ONG que produzia curtas-metragens educacionais para ser distribuídos gratuitamente para jovens do ensino fundamental e médio com a intenção de combater o preconceito.

"Ele viveu bem e foi bastante heróico para muitos, incluindo eu, quando confrontado com as profundezas do desespero", disse o comunicado da família sobre a morte de Rich. "Ele tinha um grande intelecto e se destacava em tudo o que fazia. Ele sempre estava do lado do bem e do que era certo", salientou o documento.