FAMOSOS

Assédio, transfobia e mais! 5 vezes em que Mel Maia deu o que falar na web

Atriz de 17 anos tem se envolvido em diversas polêmicas

Mel Maia como Cássia, sua personagem na novela A Dona do Pedaço (2019) - Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior
Mel Maia como Cássia, sua personagem na novela A Dona do Pedaço (2019) - Foto: TV Globo/ João Miguel Júnior

Redação Publicado em 19/02/2021, às 11h20

Com quase 10 milhões de seguidores só no Instagram, Mel Maia, de 16 anos, tem uma vasta lista de trabalhos na TV e no cinema – dentre eles Avenida Brasil (2012), A Cara do Pai (2016) e mais recentemente A Dona do Pedaço (2019).

Fora das telinhas (e das telonas), a coisa também pega fogo. 

Alvo de polêmica e críticas nas redes sociais, a atriz vira e mexe vai parar na lista dos assuntos mais comentados da web por conta de assuntos controversos, vídeos ousados e falas consideradas machistas. 

Abaixo, o CENAPOP lista algumas das vezes em que Mel Maia “causou na web” por conta de seu comportamente e suas postagens.

Ironia a assédio

Em novembro de 2020, Mel Maia foi parar nos trending topics do Twitter após publicar um vídeo em seu Instagram. Na gravação, ela aparece coberta de roupas. A legenda do registro, no entanto, acabou irritando os internautas: “como não ser assediada”.

Muita gente classificou a postagem como “machista” e alegou que ela estava insinuando que as vítimas de assédio teriam culpa pelas roupas que vestem. 

Após a repercussão, Mel Maia se pronunciou: “Eu vi que tinham algumas pessoas comentando sobre o vídeo da roupa, e foi mais uma ironia, mesmo. Porque a mulher entende que a gente se sente mais confortável sair na rua daquele jeito, apesar de o erro não ser a roupa”, justificou.

Primeira tatuagem

Mel Maia também causou burburinho ao mostrar suas primeiras tatuagens no Instagram. A atriz foi alvo de críticas por conta da pouca idade.

A jovem ostenta uma rosa na costela, além de ter tatuado a palavra ‘art’ no pescoço e um ramo de flores na cintura.  

Quando tinha apenas 12 anos, Mel publicou uma imagem no Instagram na qual aparecia com várias “tatuagens” pelo corpo. De acordo com a lei brasileira, é necessário ter mais de 18 anos ou ser emancipado para fazer tatuagem. Na ocasião, ela afirmou que eram apenas tatuagens de henna. 

Vídeo ousado no Twitter 

A atriz chegou a ser comparada com MC Melody ao publicar um vídeo considerado ousado pelos internautas por conta da idade. Alguns seguidores ainda disseram para que os pais de Mel tivesse mais cuidado diante das atitudes da jovem nas redes sociais.

No vídeo publicado, um seguidor comentou: “A Mel tá dando uma pirada meio MC Melody, não tá, não?”. Ela respondeu, rebatendo a afirmação: “Você acha? Biquíni tinha que ser proibido para menor de idade então, né?”, continuou: “Preocupante seriam fotos peladas, então não tem nada fora do comum”. 

Atriz foi assediada por homem casado

No ano passado, Mel decidiu dividir com os seguidores, em seu Twitter, uma mensagem de assédio que havia recebido em seu Instagram, enviada por um homem casado. Na mensagem, o homem escreveu: “Essa língua deve fazer mágica”. Ela alegou ter encaminhado o recado para a mulher dele, que negou ter agido de tal forma. 

Alguns internautas homens responderam justificando que ‘nem todos os homens são assim’, enquanto as mulheres diziam que eles estavam defendendo o assediador. 

Atriz foi acusada de transfobia 

Mel Maia e a influenciadora Victória Collen - Foto: Reprodução/ Instagram@melissamelmaia e @vecollen

 

Em maio de 2020, a influenciadora trans Victória Collen chegou a divulgar um áudio nas redes sociais, no qual a atriz teria a chamado de ‘traveco’.

Victória ainda afirmou que o comentário não havia ferido somente ela, como também uma comunidade inteira. A voz no áudio diz: “É um traveco que não gosta de mim, mas eu não sabia que ela não gostava de ser chamada de traveco”. A repercussão ganhou grande proporção e os internautas criaram uma hashtag chamando a atriz de ‘transfóbica’.

Na ocasião, Mel explicou que tudo não passou de um mal entendido.

Victória explicou: “Na verdade, quem fez esses comentários sobre mim foi um amigo, e a Melissa tentou gravar esse áudio para poder proteger ele, porque ela realmente achava que ele era amigo dela. Eu também achava que ele era meu amigo e, no final, ele não era amigo de ninguém”.

A influenciadora garantiu que não teve a intenção de prejudicar Mel, apenas conscientizar as pessoas sobre um assunto sério. 

“Tudo bem que a Melissa errou, agiu sem pensar e acabou gravando aqueles áudios que, sim, querendo ou não, de certa forma me tocaram e tocam uma comunidade inteira. Não foi certo. Mas, como eu também já dei ênfase aqui, errar é humano. Se ela pelo menos reconheceu o erro dela, veio falar comigo, realmente errou, me pediu desculpas e a gente se entendeu, é válido. O perdão é algo muito nobre”, declarou. 

A atriz se defendeu no Twitter, dando sua versão: “Não chamei a Collen de traveco! Quem chamou foi o Joaoty, exposto no tt ultimamente pelas suas mentiras (que inclusive desativou o Instagram depois disso)… Eu gravei minha ligação com o Joaoty e mandei para uma amiga que estava preocupada comigo”, explicou.