FAMOSOS

Maurício de Sousa: web defende cartunista após ataques de rival por vaga na ABL

Maurício de Sousa foi atacado por James Akel, que também disputa vaga na Academia

Maurício de Sousa viu seu nome envolvido em polêmica e foi defendido na web - Foto: Reprodução / Instagram @mauricioaraujosousa
Maurício de Sousa viu seu nome envolvido em polêmica e foi defendido na web - Foto: Reprodução / Instagram @mauricioaraujosousa

Redação Publicado em 16/04/2023, às 12h06

Maurício de Sousa anunciou, há algumas semanas, que entrou na disputa por uma vaga para a Academia Brasileira de Letras, no lugar da professora Cleonice Berardinelli, que faleceu em 1º de fevereiro. Conhecido como um dos principais autores infantis do Brasil, o criador da Turma da Mônica vem enfrentando resistência no meio acadêmico e, neste fim de semana, foi atacado por um rival pela vaga na prestigiosa ABL.

O escritor James Akel criticou a candidatura de Maurício de Sousa e afirmou que "gibi não é literatura" em entrevista para a revista Veja. No entanto, a esmagadora maioria do público nas redes sociais discordou dessa visão e passou a defender o cartunista nas redes sociais, levando o nome dele para o trending topics do Twitter.

"Ouso dizer que o Maurício de Sousa é O autor nacional mais importante, se tu leva em conta a criação de leitores. Uma penca de gente aprendeu a ler com Turma da Mônica, uma penca de gente criou gosto pela leitura com a Turma da Mônica de um jeito que nunca vi em nenhum outro autor", afirmou um deles.

Outra concordou: "Gibi além de literatura, foi parte determinante no processo de alfabetização de milhares de crianças. Maurício de Sousa ter uma cadeira na ABL por causa da Turma da Mônica é merecidíssimo". A fala de Akel foi bastante criticada: "Falou um cara elitista que ninguém conhece. Maurício de Sousa já deveria estar na ABL. O que ele fez e faz pela educação no Brasil é impressionante e de reconhecimento internacional", argumentou outro.

Veja mais algumas mensagens de apoio a Maurício de Sousa:

Maurício de Sousa se candidata à ABL

O autor de quadrinhos Mauricio de Sousa, que já pertence aos quadros da Academia Paulista de Letras, agora está se candidatando à vaga da cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras (ABL), até pouco tempo ocupada pela eminente professora Cleonice Berardinelli, grande estudiosa do poeta Fernando Pessoa.

Segundo Mauricio, que se maravilhou com os acadêmicos em sua última visita à sede no Petit Trianon no Rio de Janeiro, "esta candidatura é para reunir esforços com todos os acadêmicos em levar a importância desta entidade secular para que crianças e jovens conheçam mais a nossa literatura e grandes autores que por lá estão e já estiveram."

Sua carta de candidatura foi enviada ao presidente da ABL, Merval Pereira, no último dia 10 de março, oficializando o pedido. "Quando jovem, depois que me alfabetizei com os gibis, eu lia um livro por dia e os grandes escritores brasileiros foram minha companhia e me ajudaram a ser o que sou hoje. Quero devolver esse carinho com muito trabalho em prol dos autores brasileiros e também dos quadrinhos", completa Mauricio.

Vale lembrar que a linguagem dos quadrinhos é intensamente estudada por educadores e é considerada a porta de entrada para o estímulo à leitura e alfabetização de crianças, antes mesmo de elas entrarem nas escolas.