FAMOSOS

Luisa Mell critica Carla Zambelli por atrapalhar projeto de lei: "Canalhice"

Luisa Mell critica nas redes sociais e mostra áudio da deputada

Luisa Mell divulga áudio de Carla Zambelli - Foto: Reprodução / Instagram @luisamell
Luisa Mell divulga áudio de Carla Zambelli - Foto: Reprodução / Instagram @luisamell

Redação Publicado em 07/07/2021, às 09h55

Nesta quarta-feira (07/07), Luisa Mell, conhecida pela luta a favor dos direitos dos animais, postou em suas redes sociais um texto acompanhado de um vídeo onde mostra a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) confessando, através de um áudio, que está impedindo a aprovação de uma lei a favor dos animais.

"Para quem não entende como o Brasil funciona: Carla Zambelli, deputada da tropa de choque de Jair Bolsonaro, confessa em áudio que está fazendo de tudo para atrapalhar a aprovação de um dos Projetos de Lei mais importantes hoje, a favor dos animais (PL 6054/2019, do deputado Ricardo Izar)", começou ela.

Luisa prosseguiu: "Direto do seu posto de Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Carla Zambelli pede ajuda ao biólogo que já foi multado pelo Ibama por maus tratos a animais contra o projeto, solicitando que ele ative seu exército de exploradores de animais contra o Projeto de Lei que apenas quer dar direitos aos animais e não os tratar como coisas, como é hoje", legendou a ex-apresentadora.

"Independentemente de sua posição política, é no mínimo canalhice que a presidente da comissão de meio ambiente, peça ajuda contra um Projeto de Lei a favor do Meio ambiente. Amanhã, quinta, haverá reunião na Comissão de Meio Ambiente, presidida por Carla Zambelli onde, devem fazer de tudo para que o Projeto de Lei não avance. E assim, segue o Brasil...", finalizou.

Entenda o projeto de lei

A lei citada por Luisa Mell, a PL 6054/2019, acrescenta parágrafo único ao art. 82 do Código Civil para dispor sobre a natureza jurídica dos animais domésticos e silvestres. É um pedido antigo de ambientalistas e defensores dos bichos.

O projeto prevê tutela jurisdicional em caso de violação desses direitos e veda o seu tratamento como coisa. Atualmente, o Código Civil estabelece apenas duas categorias jurídicas: pessoas e coisas, classificando os animais como coisas, sob a qual se pode ter a posse.

Conforme o site de Ricardo Izar, autor do projeto, o projeto de lei tem como objetivo a "afirmação dos direitos dos animais não humanos e sua respectiva proteção; construção de uma sociedade mais consciente e solidária; reconhecimento de que os animais não humanos possuem natureza biológica e emocional, sendo seres sencientes, passíveis de sofrimento".

Até o momento, Carla Zambelli não se pronunciou a respeito das críticas de Luisa Mell.

 

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell)