Apresentadora recebeu comentários preconceituosos no Instagram
Redação Publicado em 10/10/2022, às 05h59 - Atualizado às 17h26
A musa fitness e apresentadora Juju Salimeni, de 36 anos, aproveitou o final de semana para “cuidar da alma” em uma casa de candomblé e acabou sendo alvo de comentários preconceituosos no Instagram 一 onde tem mais de 18,2 milhões de seguidores.
Na rede social, a ex-panicat compartilhou algumas fotos nas quais aparece de turbante e roupa branca e legendou: “Fim de semana abençoado cuidando da alma com meus pais e irmãos de santo”, postou.
Ao verem a publicação, muita gente elogiou Juju por mostrar um pouco de sua rotina religiosa, mas houve quem a criticou e preferiu deixar de seguir a influenciadora. Após o alvoroço, ela fez um vídeo para rebater as críticas e compartilhou no Instagram Stories.
“Palhaçada, viu”, disse um internauta. “Já deixei de seguir”, comentou outro. “Ta repreendido em nome de Jesus. Deixando de seguir a macumbeira em 3, 2, 1”, postou mais uma. “Dá medo só de olhar, Deus é mais”, escreveu uma seguidora.
Após sair de seu retiro espiritual, Juju fez um vídeo para falar com seus seguidores e chamou a atenção para o fato de muitos desconhecerem sua religião:
“Muita gente não sabe da minha religião, acho que nunca tinha postado nada no feed. Meu amor, não mexe com a minha religião, não mexe com os meus santos, não mexe. Mexe com o que você quiser, mas não mexe com os meus santos”, começou ela.
Juju acrescentou: “Eu não tolero intolerância religiosa. Eu já sofri intolerância de uma forma que me deixou até doente, há 10 anos, então, hoje eu não aceito, é inadimissível”, acrescentou.
Em outro trecho do vídeo, Juju desabafou e contou que “não consegue entender as pessoas” que questionam a fé alheia:
“É uma coisa que não entra na minha cabeça, nunca vou conseguir aceitar a ideia de que parte da humanidade está salva porque conhece Deus de uma certa forma, que algumas pessoas dizem que tem que ser, e que todo o resto não está. Porque?”, questionou.
“Deus jamais faria esse tipo de separação, de distinção, isso é tão ignorante, que eu fico com pena, eu tenho pena dessas pessoas, porque a minha ideia de Deus é totalmente diferente, é amor, é paz, é respeito, é caridade, é ajudar os outros, é não fazer mal e não criticar. Tem gente que ainda precisa evoluir”, finalizou.
A postagem acumulou mais de 7,7 mil comentários em algumas horas. Muitos deles chamaram a atenção para o fato de as pessoas estarem cometendo intolerância religiosa.
“Aos desavisados dos comentários: No Brasil, a Lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei n.º 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões”, disse uma fã.
“Eu sou cristã e sinceramente acho um absurdo as pessoas comentarem ‘tá repreendido’. Repreendido o que gente? Que falta de respeito com as pessoas… Cada um faz suas escolhas e vive suas crenças de acordo com o que se sente bem, pelo menos deveria ser assim né? Sejam felizes e parem de se meter na vida alheia se não for pra ajudar ou levar uma boa palavra… Calem-se”, opinou outra.
Juju já contou que foi vítima de intolerância religiosa e não costumava compartilhar posts sobre sua fé. Mas, inspirada em Anitta, mudou sua postura, como explicou ano passado. "Vergonha jamais! Tenho muito orgulho, mas já sofri muita intolerância religiosa, então não exponho quase nada. Mas esta semana a Anitta postou uma foto dela com o pai de santo, e já que essa pergunta surgiu aqui, aproveito para me inspirar e postar a minha também. Axé", disse ela, se referindo o fato de a cantora, que é do candomblé, postar sobre sua religião.
Ver essa foto no Instagram
Em outra postagem mais antiga, Juju contou que já foi vítima de intolerância religiosa e que por isso não costumava falar sobre sua fã nas redes sociais. Ela disse ainda que o posicionamento da cantora Anitta em relação à fé mudou sua maneira de pensar.
“Vergonha jamais! Tenho muito orgulho, mas já sofri muita intolerância religiosa, então não exponho quase nada. Mas esta semana a Anitta postou uma foto dela com o pai de santo, e já que essa pergunta surgiu aqui, aproveito para me inspirar e postar a minha também. Axé”, comentou ela.
COLUNISTAS