FAMOSOS

Jill Biden, nova primeira-dama dos Estados Unidos, é professora e continuará trabalhando na área

Aos 69 anos, a professora diz que continuará lecionando para incentivar a valorização da profissão

Jill e Joe Biden: unidos desde 1977, o casal agora controlará a Casa Branca - Reprodução
Jill e Joe Biden: unidos desde 1977, o casal agora controlará a Casa Branca - Reprodução

Redação Publicado em 07/11/2020, às 15h34

Com a confirmação da eleição de Joe Biden na presidência dos Estados Unidos, que aconteceu neste sábado (07/11), uma figura de destaque na campanha também será alçada a um posto de prestígio no sistema democrático.

Trata-se de Jill Biden, esposa do agora novo presidente norte-americano. Durante a campanha, ela compareceu a diversos eventos quando ele não pode cumprir esses compromissos. Com isso, ganhou enorme destaque junto aos eleitores.

Ela e Joe se casaram em 1977. Ele era viúvo -- sua esposa e uma de suas filhas morreram em um acidente cinco anos antes. Jill é doutora em Ciências da Educação e atualmente dá aulas em uma universidade na Virgínia. E ela não pretende parar de lecionar mesmo depois de ser alçada ao posto de primeira-dama.

"Se chegarmos à Casa Branca, vou continuar a ensinar. É importante e quero que as pessoas valorizem os professores, saibam suas contribuições e elevem sua profissão", disse ela ao CBS Sunday Morining há algumas semanas.

A Casa Branca não é nenhuma novidade para Jill, já que seu marido foi vice-presidente de Barack Obama em seus dois mandatos. Na época, ela já não havia interrompido sua carreira como professora. A única vez que ela se licenciou da profissão foi quando sua primeira filha, Ashley, nasceu em 1981.

Biden, inclusive, tem mais dois filhos do primeiro casamento, sobreviventes do desastre que vitimou sua primeira esposa e uma de suas filhas.

Relatos dão conta de que Jill teve receio em se envolver com um político -- quando ela e Joe se conheceram, ele já era senador por Delaware, função que ocupou até ganhar a vice-presidência pela primeira vez em 2009. No entanto, com o tempo começou a se envolver nas campanhas e ajudar Joe nos compromissos oficiais.

Jill Biden também é bem conhecida por suas opiniões fortes e contundentes, como em um caso relatado em seu livro intitulado "Onde a Luz Entra: Construindo uma Família e me Descobrindo".

Na obra, ela relembra quando entrou em um salão, onde conselheiros tentavam convencer Joe a concorrer a um outro cargo. Ela escreveu a palavra "não" em sua barriga para sinalizar a ele sua contrariedade. Ele recusou a oferta. Desde então, Jill atua como conselheira daquele que é, a partir de hoje, um dos homens mais poderosos do planeta.