FAMOSOS

Iara Riça, dubladora de Arlequina e outros personagens, sofre aneurisma e tem morte cerebral decretada

Notícia foi dada por Guilherme Briggs nesta terça-feira (27/04)

Iara Riça foi responsável pelas vozes de vários personagens famosos na versão em português - Foto: Reprodução / Instagram
Iara Riça foi responsável pelas vozes de vários personagens famosos na versão em português - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 27/04/2021, às 17h12

Iara Riça, dubladora brasileira que foi responsável pelas vozes de personagens icônicos como Marilu (Historietas Assombradas - O Filme) e Tecna (da série World of Winx), além de ser a voz de Arlequina no filme Esquadrão Suicida, sofreu um aneurisma e teve a morte cerebral decretada.

A informação foi divulgada pelo dublador Guilherme Briggs, amigo de Iara, através Twitter na tarde desta terça-feira (27/04).

"Eu recebi a notícia que a nossa querida amiga e colega dubladora Iara Riça não resistiu ao aneurisma e teve morte cerebral, após passar vários dias em coma no hospital. Uma junta médica vai se reunir para os próximos passos", detalhou Briggs.

Ele prosseguiu: "Eu peço, por favor, neste momento tão delicado e de dor, que todos os fãs se unam em orações, com muito amor e luz para nossa querida Iara, juntamente com meus amigos e colegas dubladores", acrescentou Briggs.

Além dos trabalhos já citados, Iara também trabalhou na animação As Meninas Super-Poderosas; ela também dublou Josy, na novela Rebelde, Jean Grey em X-Men, Callie Torres em Grey's Anatomy, entre tantos outros.
 

Polêmica com Arlequina

 

Em janeiro de 2020, Iara afirmou que estava fora da dublagem do longa-metragemAves de Rapina, onde voltaria a dublar Arlequina.

“Quero comunicar que não serei a voz daquela personagem livre e maravilhosa e que tanto amo no próximo longa que vai estrear em fevereiro”, escreveu ela, afirmando que foi dispensada por não ter sido considerada adequada pela direção de dublagem da produção.

“Dublo essa personagem desde o início, já faz mais de duas décadas, em animações, games e filme. Acompanhei seu empoderamento e sua luta pela emancipação e respeito”, ponderou, anunciando em seguida a sua aposentadoria da profissão. “Diante de tudo isso, em respeito ao meu trabalho como dubladora, aos fãs, pela arte da dublagem e, especialmente, pelo respeito a mim mesma, decidi parar de dublar”, afirmou na ocasião.