FAMOSOS

Fernanda Montenegro fala sobre o Oscar perdido em 1999: "A vida continuou"

Fernanda Montenegro refletiu sobre a perda da estatueta, que foi para Gwyneth Paltrow

Fernanda Montenegro em cena de "Central do Brasil", que lhe deu uma indicação ao Oscar - Foto: Reprodução
Fernanda Montenegro em cena de "Central do Brasil", que lhe deu uma indicação ao Oscar - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 04/11/2021, às 14h54

Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999, por seu trabalho em "Central do Brasil", e era tida como uma das favoritas para levar a estatueta dourada naquele ano. No entanto, perdeu pra o azarão Gwyneth Paltrow, de "Shakespeare Apaixonado".

Em entrevista à "Veja", a atriz de 92 anos relembrou sua indicação. "Prêmios, às vezes, vêm. Às vezes, não. O momento daquele Oscar foi inesperado. E daí? O filme de Walter Salles continua sendo um 'não Oscar' maravilhoso. A vida continuou. A vida continua", disse ela.

Além disso, Fernanda também falou sobre momentos marcantes de sua extensa carreira, como o beijo que deu em Nathália Timberg na novela "Babilônia", de 2015, escrita por Gilberto Braga -- que faleceu recentemente.

"Esse beijo, para surpresa geral, aconteceu logo no primeiro capítulo entre duas atrizes, na época com a idade de 86 anos. Nathália e eu nos beijamos suavemente, delicadamente, na boca. Por que não? Na história estávamos casadas havia 40 anos. O beijo foi um escândalo. Hoje não haveria aquela repulsa a esse carinho. Caminhamos e a caminhada foi bastante ágil. Destaco que todo o ganho libertário na dramaturgia televisiva se deve a Gilberto Braga, a quem reverencio", destacou a atriz.

Além disso, ela também revelou que já fez alguns procedimentos estéticos. "Nos meus antigos tempos, tentei uma coisa ou outra. No momento, seja o que Deus quiser. Há ganhos, por incrível que pareça: não pinto mais o cabelo", brincou.

Oscar polêmico

Em novembro do ano passado, Glenn Close se manifestou sobre o Oscar de Melhor Atriz de 1999 e afirmou categoricamente que Fernanda Montenegro deveria ter vencido a disputa. O assunto veio à tona quando o crítico Peter Travers, que entrevistava a atriz para a ABC News, resolveu questioná-la sobre suas derrotas em premiações.

"Pergunta meio estranha, mas quando você faz um filme sempre é levantada uma questão de como: 'Meu Deus, ela deveria ter ganhado um Oscar por ter interpretado isso", iniciou.

"Eu sei que você é bem graciosa sobre o assunto, eu que fiquei puto da vida quando você não ganhou pelo A Esposa (filme de 2019, onde ela perdeu para Olivia Colman), mas vocês todos pareciam bem. Como você lida com essas coisas?", perguntou.

Após pensar um pouco para responder, Close foi diplomática: disse que, às vezes, ser indicada é melhor do que vencer. "Mas eu nunca entendi como, honestamente, você consegue comparar atuações, sabe?", questionou. Foi nesse momento que ela citou o trabalho da veterana brasileira.

"Eu me lembro do ano em que Gwyneth Paltrow ganhou daquela atriz incrível em 'Central do Brasil', e pensei: O que? Não faz sentido", disse ela.

Já no mês passado, Gwyneth Paltrow descobriu as falas de Glenn Close durante sua participação em um quadro no programa de Andy Cohen, "Watch What Happens Live". A atriz qual tinha que responder algumas perguntas complicadas, mas tinha a opção de permanecer em silêncio caso considerasse alguma questão muito invasiva.

Na segunda pergunta: Andy disparou: "Qual foi sua reação quando ouviu Glenn Close no ano passado dizer a um jornalista que ela achava que Fernanda Montenegro deveria ter ganhado o Oscar de Melhor Atriz em 1999?", perguntou Cohen, deixando Gwyneth aparentemente desconcertada.

A atriz balançou levemente a cabeça e sorriu, sem graça: "Acabei de ouvir isso de você, Andy. Nunca ouvi sobre isso", garantiu. O host riu e pressionou: "Qual é a sua reação? É muito para processar", disse o apresentador. Gwyneth pareceu tentar organizar uma resposta, mas aceitou a oferta de Andy para ficar em silêncio.

O Oscar de 1999 se tornou polêmico no meio cinematográfico por ser o auge da influência de Harvey Weinstein, produtor hoje preso devido a dezenas de acusações de abuso sexual e importunação. Naquele ano, ele próprio venceu o Oscar de Melhor Filme com "Shakespeare Apaixonado" e suas produções venceram outras estatuetas depois de um intenso lobby junto aos votantes da Academia.