FAMOSOS

"Se você chegar no salto alto, pode cair várias vezes", diz Cássia Kis para atrizes iniciantes

Cássia Kis confirma fim de ciclo, mas que ainda pretende gravar última temporada de "Desalma"

Cássia Kis como Cidália, na novela "Travessia", de Gloria Perez - Foto: Reprodução / Globo
Cássia Kis como Cidália, na novela "Travessia", de Gloria Perez - Foto: Reprodução / Globo

Redação Publicado em 18/10/2022, às 09h03 - Atualizado às 09h14

Cássia Kis anunciou, pouco antes da estreia de "Travessia", que vai se aposentar da televisão. A atriz parece realmente decidida a parar, não sem antes gravar a última temporada da série "Desalma", pela qual foi bastante elogiada nos últimos anos. Antes de parar, porém, a veterana de 64 anos deixou seus conselhos para atrizes iniciantes.

"É preciso desenvolver duas coisas, generosidade e humildade. Se você chegar no salto alto, pode cair várias vezes. Primeiro que você precisa respeitar os mais velhos, se não, não aprende. E a gente precisa fazer isso mesmo, porque a história da telenovela é muito antiga. Então, você precisa aprender com quem sabe fazer. Estude muito, tenha foco, busque métodos e estratégias para desenvolver personagens. Digo aos jovens que desenvolvam responsabilidade e humildade", disse ela em entrevista à "Quem", nesta terça (18/10).

Apesar de se mostrar animada com Cidália, sua personagem na nova trama de Gloria Perez, Cássia disse estar decidida a parar assim que a novela acabar. "É uma novela com todos os adjetivos que a gente já ouviu falar. Como é que vou perder uma oportunidade dessas? Estou muito velha para parar? Não estou. Estou cansada. Quero fazer outras coisas? Quero. Até tenho chances de fazer. Mas quero ter uma outra vida também", explicou.

A artista deixou clara a sua gratidão à Globo, onde trabalhou por quase toda a sua carreira. "Tenho 64 anos, com aparência de 90. Ainda tenho talvez que terminar 'Desalma', que está de bom tamanho. Deve ser logo em seguida de 'Travessia'. Acaba a novela e acaba a série, agradeço tudo que a TV Globo me deu e ela me deu muita coisa, sobretudo essa vida de novelas. E eu amo fazer novela e não é à toa que fiz muitas e grandes novelas", recordou a atriz.

"Experimentei coisas muito importantes, fora desse núcleo que a gente vive hoje. Fiz novelas, cujo ibope era de 98 pontos. Era uma loucura isso. Você sabia que o Brasil parava para assistir uma novela. E a Gloria (Perez) ainda tem essa força, pela mulher incrível que ela é e tudo que ela faz. Estou fazendo para a Gloria. É a melhor homenagem que eu poderia fazer para ela", ponderou.

Além de tudo, Cássia Kis citou a mudança na forma de fazer novelas como um empecilho. "Uma vida de novela, e olha que não estou protagonizando, mas já fiz grandes papéis que me tomaram muito tempo, porque a vida de um ator dentro de uma novela mudou muito. Agora é tudo fechado desde o início. É uma demanda que a gente tem que reaprender tudo. Óbvio que reaprendo rápido. Mas agradeço tanto tudo que já aconteceu para mim. Pronto acabou", finalizou.