FAMOSOS

Bette Midler se desculpa por "zoar" sotaque de Melania Trump: "Eu estava errada"

Atriz publicou uma série de tweets em que tirou sarro do forte sotaque da primeira-dama, que é eslovena

Bette Midler em montagem ao lado de Melania Trump, atual primeira dama dos Estados Unidos - Reprodução
Bette Midler em montagem ao lado de Melania Trump, atual primeira dama dos Estados Unidos - Reprodução

Redação Publicado em 26/08/2020, às 21h33

A atriz e cantora indicada ao Oscar Bette Midler precisou pedir desculpas publicamente após publicar frases de cunho xenofóbico contra Melania Trump, primeira-dama dos Estados Unidos, na noite de terça-feira (25/08).

A veterana artista usou sua conta na rede social para "zoar" o sotaque da mulher de Donald Trump, que nasceu na Eslovênia -- e por isso possui um acento carregado ao falar inglês. Melania discursou na segunda noite da Convenção Nacional Republicana, que dará ao atual presidente a indicação para disputar a reeleição.

"Oh, Deus. Ela ainda não fala inglês", escreveu Midler em seu primeiro tweet. Melania é a segunda primeira-dama da história dos Estados Unidos a não nascer no país, e a primeira a se tornar americana naturalizada, de acordo com informações do site da Casa Branca, reproduzidas pelo USA Today nesta quarta-feira (26/08).

Além disso, Melania Trump fala seis línguas: esloveno (seu idioma nativo), francês, sérvio, alemão, italiano e inglês.

Ao começar a ser criticada, Midler dobrou a aposta em um novo tweet: "Ela pode falar várias palavras em alguns idiomas. Tire essa estrangeira ilegal do palco!", bradou.

Na sequência, vários seguidores da atriz de 74 anos apontaram a xenofobia em seus comentários e a criticaram veementemente.

"Bette! Eu te amo, mas isso foi bastante ofensivo. Por favor, retrate-se", disse uma das seguidoras da artista. "Você é muito melhor do que tirar sarro das habilidades de língua estrangeira de alguém. Eu certamente senti seu insulto xenófobo em minha alma multilíngue. Vamos ser melhores juntos", apontou outro.

Mesmo aqueles que são contrarios a Trump detonaram Midler. "Estou chateado com Bette Midler por ser xenófoba. Absolutamente NÃO gosto da Melania, mas você não precisa tirar sarro do inglês dela para entender. Ter dois pesos e duas medidas para intolerância e xenofobia pode ser uma coisa muito perigosa", relatou uma internauta.

Hoje, depois das críticas, Bette Midler voltou ao Twitter para se retratar. "Bem, o inferno começou porque eu disse que Melania 'ainda não fala inglês' na noite passada", escreveu. "Eu estava errada em zombar do sotaque dela. A América é composta de pessoas que falam com todos os tipos de sotaque, e todos eles são sempre bem-vindos", ponderou.

Apesar de pedir desculpas, Midler não apagou os tweets polêmicos, exceto o que chama Melania de "estrangeira ilegal".