FAMOSOS

Batoré será velado e sepultado em Cabreúva, confirma empresário do humorista

Batoré morreu nesta segunda-feira (10/01), após uma parada cardíaca em São Paulo

Batoré fez grande sucesso ao participar de "A Praça é Nossa", no SBT - Foto: Reprodução / SBT
Batoré fez grande sucesso ao participar de "A Praça é Nossa", no SBT - Foto: Reprodução / SBT

Redação Publicado em 10/01/2022, às 19h11

O humorista Batoré, que faleceu nesta segunda-feira (10/01) em São Paulo, será velado e enterrado em Cabreúva, interior de São Paulo, a partir de amanhã.

A informação foi confirmada por Admir Uduvic da Silva, conhecido como Juca, empresário do ator, em declaração para a "Quem" no fim da tarde de hoje. Ele também deu mais detalhes sobre a morte do artista, que aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, zona norte de São Paulo.

"A informação que tenho é que, até meio-dia de hoje, ele estava bem. Ele foi ontem à noite para a UPA de Pirituba porque estava com as pernas inchadas. Conversei com o filho e a ex-esposa dele, que me contaram que ele estava conversando, brincando, e, por volta das 15h, teve uma parada cardíaca. Tentaram reanimar, mas não conseguiram", disse Admir.

Em seguida, confirmou as informações sobre a despedida de Batoré: "O velório e o sepultamento vão ser em Cabreúva, interior de São Paulo, ao lado de Jundiaí, e está previsto para acontecer amanhã. A família dele tem um jazigo lá, onde o pai e o irmão dele estão sepultados. Não tenho nem o que falar, foi totalmente de repente. Falei com ele na sexta, ele estava bem, o Batoré de sempre. É difícil acreditar", lamentou.

Batoré, que, na verdade, se chamava Ivanildo Gomes Nogueira, tinha 61 anos e lutava contra um câncer. A informação do falecimento foi confirmada em nota oficial. "As informações médicas foram repassadas à família e a Secretaria Municipal de Saúde lamenta o ocorrido", disse o texto.

Carreira no humor

Batoré era natural de Serra Talhada, em Pernambuco. Ele se mudou para São Paulo quando criança, e jogou futebol nas categorias de base do Santo André, São Paulo, Saad, Paulista e Ituano antes de se decidir pela carreira de ator e humorista.

Ele ganhou projeção nacional com seu personagem mais famoso, que acabou se tornando nome artístico. Com ele, participou de "A Praça É Nossa", no SBT, nos anos 90 -- apesar de ter começado a atuar no "Show de Calouros", de Sílvio Santos, na década de 80.

Como Batoré, ele alcançou enorme popularidade com bordões famosos, como "Ah, pára ô!", "Você pensa que é bonito ser feio?" e "Você é forgado!". O personagem surgiu depois que ele se machucou seriamente durante um treinamento de futebol e, com tempo livre, criou o esquete do homem que tira sarro de sua própria aparência.

Como ator, trabalhou em "Velho Chico", de 2016, na Globo -- ele interpretou o Delegado Queiróz na trama de Benedito Ruy Barbosa. Na época, ele declarou: “O Luiz Fernando Carvalho (diretor da novela) me fez descobrir que eu sabia interpretar sem ser humorista, simplesmente como ator. Minha vida inteira sempre fiz humor. A proposta de fazer um personagem sério estava me deixando muito inseguro, mas é um divisor de águas na minha carreira. Tenho certeza que meu trabalho fora do humor também ficou bom”.

O artista também teve envolvimento com política: ele chegou a ser eleito vereador em Mauá, na Grande São Paulo, por dois mandatos. Ele era filiado ao PP, mas durante o segundo mandato resolveu se transferir para o PRB; a Justiça Eleitoral considerou a manobra como "infidelidade partidária" e Batoré acabou afastado do cargo.

Na mesma cidade, ele teve o programa de rádio "Batoré no pé d'ouvido", de grande repercussão na região.

Nos últimos meses, Batoré compartilhou diversos vídeos no Instagram onde mostrava sua rotina com bom humor, mesmo aparecendo abatido em várias gravações. Sua última publicação na rede social foi feita há três dias.

"Com meus filhos e aqui, eu me sinto 100% vivo!!! Que saudade do meu trabalho", disse ele na legenda da postagem, na qual aparece em cima de um palco durante um show de stand-up.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Batoré (@batorehumorista)