Apresentador Israel Cassol comentou, recentemente, sobre os problemas da andropausa
Redação Publicado em 18/10/2022, às 09h10 - Atualizado às 09h22
Questões relacionadas à andropausa geralmente não são discutidas, muitos homens acham difícil reconhecer que pode haver um problema se recusando a falar sobre os sintomas. O apresentador de TV Israel Cassol, hoje com 40 anos, fala abertamente sobre o assunto e conta que, devido aos sintomas, já pensou em cometer suicídio.
Assim como a menopausa para as mulheres, a andropausa é muito comum nos homens. A andropausa é uma condição de diminuição da testosterona em homens que geralmente começa a ocorrer a partir dos 30 anos, estimando-se uma perda gradual de 1% da produção de testosterona. Aos 40 anos, idade de Israel, a redução torna-se progressiva e após os 60 anos, o quadro clínico torna-se mais evidente.
Entre os sintomas mais comuns estão a diminuição ou perda da libido, graus variados de disfunção erétil, diminuição dos pelos corporais, perda de massa muscular e óssea, aumento da gordura corporal, fadiga e alterações na pele. De acordo com o médico Leonardo do Nascimento, ortopedista e especialista em performance/longevidade, os homens precisam estar alertas assim que começam os primeiros sintomas, como sensação de cansaço, irritabilidade e ganho de peso.
“Aos 30 anos, os homens podem notar uma diminuição nos níveis de testosterona, mas nem todos terão manifestações clínicas da andropausa, esses sintomas podem ter outros motivos relacionados a maus hábitos, como alcoolismo, sedentarismo, dependência de drogas e consumo de cigarro”, explica o médico.
É importante lembrar que, se não for diagnosticado corretamente, os sintomas podem persistir e surgir por toda a vida. Há casos em que, por falta de tratamento, os homens apresentam quadros depressivos relacionados à perda da libido e dificuldade de ereção. “Quando percebi que os sintomas estavam aparecendo, comecei a me sentir muito infeliz. Senti um turbilhão de emoções e a certa altura pensei em suicidar-me. Hoje vejo como é importante ter um tratamento contínuo”, declara o modelo e apresentador de TV, Israel Cassol.
A reposição hormonal com testosterona é uma forma de tratar a andropausa, mas deve ser realizada sob cuidados e orientação médica. Os benefícios, após tais tratamentos, para citar alguns, é o melhoramento na capacidade física, densidade óssea, desejo sexual e vitalidade. Além disso, você pode experimentar o aumento da qualidade da sua pele e cabelo, bem como a capacidade de socialização.
No entanto, é possível prevenir a andropausa combatendo a perda gradual dos níveis de testosterona. Segundo Leonardo, hábitos saudáveis podem ser introduzidos desde a infância e devem ser seguidos na adolescência e na vida adulta. “Estimular a prática de atividades físicas, alimentação saudável e evitar o consumo de álcool e cigarro são os pilares na manutenção dos níveis hormonais nos homens”, afirma a especialista. Para adultos com menos de 40 anos, o ideal é a introdução de atividades físicas acompanhadas de orientação médica especializada para prevenir o avanço da andropausa.
Há uma necessidade urgente de que o assunto seja discutido e se conscientize sobre a matéria entre os homens. Com a saúde estabelecida e livre de sintomas, a qualidade de vida aumenta, podendo-se viver mais e melhor dia após dia. Já com tratamento em curso, o apresentador de TV decidiu ajudar outros homens que possam passar pela mesma situação que ele. Após estudos frequentes, Israel Cassol e Leonardo do Nascimento decidiram lançar um suplemento alimentar específico para testosterona em 2023.
COLUNISTAS