FAMOSOS

"Amigos brancos, repitam: racismo reverso não existe", diz Bruno Gagliasso

Pelo Twitter, ator se mostrou surpreso que essa pauta ainda seja motivo de discussão

Bruno Gagliasso se pronunciou sobre o suposto "racismo reverso" no Twitter - Reprodução/Instagram
Bruno Gagliasso se pronunciou sobre o suposto "racismo reverso" no Twitter - Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 19/09/2020, às 14h33

Bruno Gagliasso mandou a real em uma série de tweets publicados na tarde deste sábado (19/09). O marido de Giovanna Ewbank fez um discurso contra o que é conhecido como racismo reverso -- ou seja, o preconceito contra brancos.

"Caros amigos brancos, repitam comigo: RACISMO REVERSO NÃO EXISTE. Em nenhuma hipótese, em nenhuma condição, em nenhuma situação", disse o ator, que é pai de Titi e Bless, duas crianças negras.

Ele prosseguiu: "A hora é essa, hein, branquitude. É a hora de PROVAR que não se dói pelas reparações e fazer volume no esclarecimento sobre esse discursinho reverso. Vamos nessa", pediu.

A discussão apareceu no Twitter quando a rede de lojas Magazine Luiza anunciou seu programa de trainees, que neste ano contará apenas com candidatos negros. A intenção é "ampliar a voz da sua negritude no processo de digitalização no Brasil".

A iniciativa foi aplaudida pela esmagadora maioria dos internautas, mas houve uma pequena resistência de alguns, interpretando a atitude como um racismo contra pessoas brancas, o que motivou a manifestação de Gagliasso.

"Mentira que estão falando em racismo reverso em 2020", disse o ator, surpreso ao ver o tema entre os Trending Topics. "Então quanto tiver empresa que queira contratar só brancos o que vai dizer?", questionou um internauta, recebendo uma resposta de Gagliasso: "Que ela tem uma mentalidade antiga e escravocrata e fora da lei!".

O internauta insistiu no questionamento. "Então se um branco é proibido de entrar em uma empresa apenas por ele ser branco isso não é racismo?", perguntou.

"Quando isso acontecer você denuncia", rebateu Gagliasso, encerrando a discussão.

O ator é conhecido por defender a pauta antirracista, e já processou internautas que promoveram preconceito contra seus filhos. Em março, ele se manifestou no Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e fez um apelo.

"Discuta o racismo em casa! Fale com os seus sobre o quanto o preconceito é nocivo. Vemos um assustador crescimento da intolerância em todo o mundo e precisamos nos unir contra isso. Sejamos luz! Vamos espalhar tolerância, aceitação, respeito e diálogo. A gente não pode deixar a violência vencer mais uma vez. Amor, meus amigos! É tudo que eu peço: mais amor!", afirmou na época.