Baiana faz dupla com o melhor amigo no reality
Redação Publicado em 10/01/2025, às 06h22
A baiana Aline Patriarca, que entrou no BBB 25 ao lado do melhor amigo, passou por uma transição capilar há cerca de cinco anos (veja abaixo).
Nas redes sociais, ela mostrou como foi todo o processo: “Algumas pessoas jamais entenderão o quanto é difícil passar pelo processo de aceitação. Sim, o cabelo de uma mulher fala muito sobre ela”, postou.
No desabafo, feito em abril de 2020, Aline acrescentou: “É preciso muita atitude para se desvincular de alguns comportamentos impostos pela sociedade que recaem sobre a mulher negra desde que somos muito novinhas”, ressaltou.
“O cabelo alisado não é o problema. A questão é sobre o por que de se manter o cabelo alisado. É de sua preferência? Você nunca se viu de outra maneira? Você não se aceita com o seu cabelo natural? Muitas dúvidas pairam sobre como as pessoas irão reagir, se eu vou conseguir administrar essa transformação... e acreditem, dá vontade de desistir por diversas vezes”, continuou.
A policial militar optou por fazer um corte curtinho para eliminar toda a química do cabelo:
“Muitas mulheres interromperam sua transição e hoje tentam novamente. Sejam fortes. Foi isso o que eu ouvi e precisei internalizar para seguir. Ouvir que aquele cabelo alisado não combinava comigo me ajudou bastante e agora a sensação é libertadora! Ainda estou nessa fase de achar que ele está muito volumoso algumas vezes, mas sabe, é muito mais gratificante do que me sentir uma reprodução de um sistema racista. Vejam um resumo de como está sendo um prazer até aqui me reconhecer”, escreveu.
Aline chegou a pedir dicas de produtos nas redes sociais e sempre falou sobre a liberdade de ser ela mesma:
“Me olhar no espelho e me amar do jeito que eu sou é transformador. A transição capilar é um divisor de águas na minha vida. Deus sabe o quanto foi e ainda é difícil lidar com minhas imperfeições, mas o autocuidado não tem preço”, postou, um ano depois que começou a transição.