FAMOSOS

Em entrevista, Isis Valverde fala sobre livro de poesias e fake news: “Senti tristeza”

Isis Valverde fala sobre livro de poesias e fake news: "Senti tristeza" - Foto: Reprodução/Instagram Na próxima terça-feira (17/12), a atriz Isis Valverde vai

Isis Valverde fala sobre livro de poesias e fake news: “Senti tristeza” - Foto: Reprodução/Instagram
Isis Valverde fala sobre livro de poesias e fake news: “Senti tristeza” - Foto: Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 16/12/2019, às 10h32 - Atualizado às 10h32

Na próxima terça-feira (17/12), a atriz Isis Valverde vai lançar seu primeiro livro. É uma coleção de poesias escritas por ela ao longo dos anos, e que recebeu o título de Camélias em Mim. O evento de lançamento acontecerá Livraia da Travessa, no Barra Shopping, na Zona Oeste do Rio, a partir das 19h.

O prefácio da obra foi escrito por ninguém menos que Pedro Bial, e Isis está confiante em mostrar para as pessoas essa nova faceta de sua personalidade: a de poetisa. “Me senti preparada no momento em que comecei a querer dividir com as pessoas as visões que eu tinha sobre o mundo: as minhas divagações, os meus pontos de vista e os meus sentimentos mais profundos por algumas coisas, um pouco da minha infância, como eram as coisas através dos meus olhos na minha infância, inspirações que eu tenho no meu dia a dia”, disse em entrevista para o Jornal Extra publicado nesta segunda (16/12).

Perguntada sobre o que a move como escritora, Isis explicou que são seus pensamentos sobre o dia a dia. “Eu gosto de escrever, por exemplo, quando eu chego em casa. É uma forma minha de refletir sobre o dia que passou, como foi. Com as palavras, busco elaborar e fazer sentido do que aconteceu comigo. O que me move é o cotidiano, é o que sinto diante do que acontece comigo e com o mundo que me rodeia”, explicou.

Isis é mãe de primeira viagem: em novembro de 2018 ela teve Rael, fruto de seu relacionamento com André Resende. A maternidade, segundo ela, ajudou a aprofundar os temas de suas reflexões, mas não influenciou diretamente em sua escrita.

 

Novela e fake news

A foto de Isis Valverde, publicada no Instagram, que acabou virando fake news na web – Foto: Reprodução/Instagram

Atualmente no ar em Amor de Mãe, Isis interpreta uma personagem que sofre nas mãos de um marido abusivo. Na entrevista, a atriz comentou sobre o sentimento em passar essa história ao público em horário nobre.

“Falar sobre relacionamentos abusivos é ainda muito delicado, pois as pessoas ainda se escondem por medo ou vergonha. Esse é um tema intenso, profundo e necessário”, ponderou. “Temos que acolher as vítimas e mostrar que elas não estão sozinhas. É necessário ter empatia com as mulheres que passam por isso, mostrar que existe uma rede de apoio às vítimas de violência doméstica.

Ela contou como se preparou para o papel. “Durante a preparação, fiz um trabalho de imersão. Tive a oportunidade de conversar com profissionais que atuam em defesa das vítimas, o que me trouxe um viés humano que ainda não havia experimentado. A Betina traz uma fragilidade, mas, ao mesmo tempo, exibe uma força imensa”, relatou.

Na vida real, Isis foi vítima de uma fake news por conta de uma foto que publicou amamentando seu filho, e ela não deixou de falar sobre o assunto. “Senti tristeza. Porque isso evidencia o quanto ainda temos que avançar, como ainda sexualizam o corpo da mulher, o ato de amamentar”, desabafou.

“Enquanto uma coisa como essa continuar acontecendo, ainda será censurado uma mulher amamentar em público, por exemplo. E isso não deveria acontecer. Amamentar é um ato potente, de fortalecimento da mulher e da conexão entre mãe e filho, e uma forma de cuidado, de amor. Ao mesmo tempo, a reação que isso causou me dá a certeza de que estamos avançando e não há possibilidade de retrocedermos”.

Ela finalizou sua fala com uma reflexão. “Temos muito a conquistar, muitos caminhos para abrir, mas já caminhamos e avançamos. E vamos continuar adiante, resistindo e apontando o que nos diminui e nos limita”, disse.

Por fim, perguntada se hoje se sente uma camélia ou se acabou criando espinhos, Isis foi honesta. “Eu sou outra e, ao mesmo tempo, a mesma. Acho que aquela contradição de todo ser humano. Me fortaleci para enfrentar o mundo, nasci mãe com o nascimento do Rael e isso fez com que eu renascesse como mulher… Mas ao mesmo tempo, continuo com o meu otimismo de encarar a vida, por exemplo”, afirmou.

A atriz lança seu livro de poesias no próximo dia 17 – Foto: Reprodução/Instagram