FAMOSOS

Após pito de MC Carol, Anitta se desculpa com funkeiras: “Sempre respeitarei”

Anitta pede desculpas à funkeiras depois de críticas de MC Carol: "Sempre respeitarei vocês" - Foto: Reprodução/Instagram Há alguns dias, Anitta declarou ter

Anitta pede desculpas à funkeiras depois de críticas de MC Carol: “Sempre respeitarei vocês” - Foto: Reprodução/Instagram
Anitta pede desculpas à funkeiras depois de críticas de MC Carol: “Sempre respeitarei vocês” - Foto: Reprodução/Instagram

Redação Publicado em 28/11/2019, às 13h24 - Atualizado às 13h42

Há alguns dias, Anitta declarou ter sido a “primeira a abrir espaço para as mulheres do funk no Brasil” e gerou uma enorme polêmica com as pioneiras do gênero.

MC Carol, por exemplo, expôs publicamente essas críticas em postagens em suas redes sociais, assim como MC Kátia, duas das principais funkeiras da primeira geração. Por conta disso, Anitta precisou se pronunciar e pediu desculpas pelas declarações equivocadas.

“Oi, Kátia. A Jojo me mandou seu vídeo. Assisti e queria te responder porque eu respeito muito você, a Tati Quebra Barraco, MC Sabrina, Perlla, e várias outras mulheres do funk que eu cresci ouvindo e me fizeram ter minhas referências de funk feminino. Sempre respeitarei vocês”, iniciou Anitta em um texto publicado no Instagram.

Ela continuou se explicando. “Acho que fui mal interpretada e gostaria muito de te explicar o que eu quis dizer. O funk sempre viveu de altos e baixos. Quando eu comecei, estava novamente no momento onde não tocava em programação diária de rádio que não fossem específicas do funk. Não era respeitados em grandes festivais renomados no Brasil. (…) O que eu quis dizer foi que eu e minha equipe batalhamos muito pra isso, e eu, particularmente, sofri muito para conquistar certos tipos de reconhecimentos fora do nosso nicho das pessoas que já curtiam e entediam o funk”, ponderou.

Em seguida, a funkeira falou sobre a importância de jogar luz em novas cantoras, para que o funk esteja sempre em alta. Além disso, comentou também sobre o preconceito ao ritmo.

“Eu quis passar uma experiência minha, que eu vivi, de muito preconceito e falta de aceitação quando estava fora dos círculos funkeiros. Espero que você entenda. Máximo respeito a todas as mulheres que tiveram e tem coragem de cantar funk e enfrentar os preconceitos”, finalizou.

Em uma outra postagem, Anitta contou ter se inspirado em Perlla, Sabrina e Lanny, também pioneiras do funk mais popular. “Saiba que eu nunca vou esquecer todas as funkeiras que foram inspiração pra mim: Perlla, Sabrina e Lanny, por exemplo, as que eu mais me inspirei. Me sinto responsável, sim por muita coisa boa que tem acontecido com o funk nos dias de hoje. Mas sei que eu nem teria nada disso em mente se não tivesse crescido escutando e dançando vocês todas”, afirmou.

Texto de Anitta no Instagram pedindo desculpas para as funkeiras – Foto: Reprodução/Instagram

 

Entenda a confusão

MC Carol usou suas redes sociais na última sexta-feira (22/11), para rebater algumas afirmações da cantora Anitta.

Em entrevista um programa de rádio e TV da Espanha, a artista deu a entender que “foi a primeira a abrir espaço para as mulheres do funk no Brasil” e irritou profundamente a funkeira.

Tanto no Instagram quanto no Facebook, MC Carol postou um vídeo com trechos de programas nos quais Anitta aparece sendo entrevistada. No registro, Anitta diz que quando começou sua carreira artística “só havia homens cantando” e que agora, “há muitas mulheres cantando” no Brasil.

No Facebook, MC Carol se mostrou indignada com a afirmação de Anitta:

“Gente como assim?! Quem abriu caminho foram as primeiras mulheres que entraram no funk, numa época que funkeiro era morto, levava tiro e era visto como bandido. Além dessas mulheres terem coragem de entrar nessa época, ainda eram desvalorizadas e humilhadas, só pelo fato de serem mulheres”, rebateu Carol.

Gente como assim?! 🤣🤣🤣Quem abriu caminho foram as primeiras mulheres que entraram no funk, numa época que funkeiro era morto levava tiro, era visto como bandido e além dessas mulheres ter coragem de entrar nessa época, ainda eram desvalorizadas e humilhadas, pelo fato de ser mulher. Até hoje somos, ainda ganhamos menos, não temos os mesmos tratamentos, mais naquela época era 100 vezes pior. Hoje, aliás na época que eu entrei, que Anitta entrou já estava mamão com açúcar amor. MÁXIMO RESPEITO CACAU, VERONICA COSTA, TATI QUEBRA BARACO, DEISE TIGRONA, DEISE LOIRA, MC KATIA, MC NEM, VALESKA, DJ GRAZI, TATI E AS GULOSAS, MC SABRINA ETC…

Publicado por MC Carol em Sexta-feira, 22 de novembro de 2019