FAMOSOS

Ian McKellen sobre homossexualidade: “Era ilegal se assumir, então fiz o enrustido”

Ian McKellen, o Gandalf de O Senhor dos Aneis, revelou que tinha medo de assumir a homossexualidade na década de 70 por causa do preconceito e também por medo de que sua carreira fosse prejudicada...

Ian McKellen em cena de Mr. Holmes (2015) - Foto: Divulgação
Ian McKellen em cena de Mr. Holmes (2015) - Foto: Divulgação

Redação Publicado em 26/11/2019, às 11h07 - Atualizado às 11h11

Aos 80 anos, Ian McKellen, o Gandalf de O Senhor dos Aneis, revelou que tinha medo de assumir a homossexualidade na década de 70 por causa do preconceito e também por medo de que sua carreira fosse prejudicada.

No livro Ian McKellen: Uma Biografia, escrito por Gary O’Connor e lançado nesta terça-feira (26/11), o ator – que assumiu ser gay aos 49 anos, no final da década de 90 – contou que na época nem ele sabia muito bem quem era:

“Eu realmente não sabia quem eu era – um gay enrustido”, explicou.

Em trechos publicados pelo jornal Daily Mail, Ian explicou que até 1988 não havia assumido sua orientação sexual, mas que seus amigos mais íntimos já sabiam que ele era gay.

No livro, o ator explica que demorou para revelar sua homossexualidade porque até 1967 ser gay era considerado ilegal no Reino Unido. Além disso, ele tinha medo de que sua carreira acabasse.

“Eu gostei de me disfarçar de garoto gay enrustido”, diz Ian, no livro. Em outro trecho, o autor questiona se o público iria aceitar, por exemplo, sua atuação como Romeo, se soubesse que ele era gay:

“O público levaria sua atuação a sério, como Romeu, por exemplo, se soubesse que na vida real ele gostava mais de Mercutio do que de Julieta?”, diz o trecho.