FAMOSOS

Acusado de assédio, José Mayer diz que errou e pede desculpa em carta aberta

José Mayer na pele de Tião, seu personagem em A Lei do Amor - Foto: TV Globo/ Paulo Belote O ator José Mayer, de 67 anos, resolveu se manifestar sobre a

José Mayer na pele de Tião, seu personagem em A Lei do Amor - Foto: TV Globo/ Paulo Belote
José Mayer na pele de Tião, seu personagem em A Lei do Amor - Foto: TV Globo/ Paulo Belote

Redação Publicado em 04/04/2017, às 18h59

O ator José Mayer, de 67 anos, resolveu se manifestar sobre a acusação de assédio sexual feita pela figurinista dos Estúdios Globo, Susllem Tonani, de 28 anos.

Segundo a funcionária da TV Globo, o artista demonstrou um “comportamento inadequado” em diversos momentos — em um deles, em fevereiro passado, ela acusa José Mayer de ter colocado a mão esquerda em sua genitália, sem seu consentimento.

Nesta terça-feira (04/04), através de uma carta aberta, José Mayer admitiu ter “passado dos limites”, e disse que “não teve a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar”.

Após a denúncia, a TV Globo afastou José Mayer de novas produções, e prometeu seguir em frente com a apuração do caso.

Leia a carta aberta escrita por José Mayer:

Eu errei.

Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava.

A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.

Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, não sou.

Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são.

Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele.

Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.

A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar.

Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.

José Mayer