CURIOSIDADES

Pintura feita por porco chamado "Pigcasso" é vendida pelo equivalente a 130 mil reais

Pigcasso, como o porco se chama, bateu recorde de 2005 em venda de obra de arte

Porco pintor fez sucesso com pintura de alto valor - Foto: Reprodução
Porco pintor fez sucesso com pintura de alto valor - Foto: Reprodução

Redação Publicado em 19/12/2021, às 12h35

Um porco que foi salvo do abate revelou ter talento de sobra para a pintura. Apelidado de "Pigcasso" (uma referência ao pintor espanhol Pablo Picasso), ele vendeu recentemente uma de suas telas pela bagatela de 20 mil euros, cerca de 130 mil reais.

Com o valor alcançado, ele quebrou um recorde de valor por obra feita por um animal. De acordo com "Daily Mail", a pintura intitulada "Wild and Free" foi comprada por Peter Esser pouco depois de ter sido colocada à venda. Antes, o recorde era de um chipanzé chamado Congo, que teve uma obra vendida por 14 mil euros (cerca de 89 mil reais em cotação atual) em 2005.

Segundo informações do jornal britânico, a pintura de "Pigcasso" levou semanas para ser concluída. No entanto, ele é experiente: nos últimos cinco anos, ele produziu várias telas que ganharam mídia e reconhecimento no mundo artístico.

O porco foi salvo do abate por sua proprietária, Joanne Lefson. Eles vivem na Fazenda Santuário, local destinado a animais resgatados no Vale Franschhoek, na África do Sul. Ela afirmou que pensou no recorde de Congo quando percebeu o conceito da nova pintura do porco, mas sua intenção era, na verdade, mostrar a inteligência dos animais.

"Eu queria que o Pigcasso criasse algo que nunca tinha sido feito antes. Uma tela de tamanho grande, maior do que a vida, que poderia desafiar o valor intrínseco de uma obra de arte criada por um animal", comentou ela.

Ela prosseguiu: "Houve um interesse significativo na peça. Não é apenas uma pintura visualmente impressionante e bonita, é um momento profundo para Pigcasso e para os animais da fazenda. Você não pode olhar para isso e não dar mais valor à sua inteligência, individual e criatividade".

Todo o valor arrecadado com as vendas das peças de Pigcasso são revertidas para a manutenção da Fazenda Santuário.