CINEMA

Filme que acompanha LGBTQI+ pelas ruas de São Paulo é selecionado para festival francês

Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé - Foto: Reprodução/Henrique Hennies Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé,

Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé - Foto: Reprodução/Henrique Hennies
Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé - Foto: Reprodução/Henrique Hennies

Redação Publicado em 10/03/2020, às 15h06

Para onde voam as feiticeiras, de Eliane Caffé, Beto Amaral e Carla Caffé, foi selecionado para a 32ª edição do Festival de Cinema Latino‑Americano de Toulouse, que acontece entre 20 e 29 de março, na França.

O filme, que compete na categoria Longa-metragem Documentário, será exibido segunda-feira, dia 23 de março, às 18h30, no ABC, e quinta-feira, 26 de março, às 13h20, no Cinémathèque salle 1. Eliane Caffé e Beto Amaral estarão presentes nas sessões, que marcam a estreia mundial do filme. A produção é da Aurora Filmes em coprodução com Cisma Produções.

 

O longa propõe uma interação direta e encenações de LGBTQI+ nas ruas do centro de São Paulo. O diálogo busca uma experiência cinematográfica a fim de provocar e refletir sobre a história do preconceito no Brasil, desde a colonização aos dias atuais.

No centro da narrativa polifônica criada junto aos diferentes segmentos e lutas presentes no filme está a importância das alianças políticas entre os movimentos de resistência negra, indígena, LGBTQI+ e de ocupação urbana dos trabalhadores sem-teto.

O documentário entrelaça realidade e ficção para fazer emergir as camadas mais sutis, profundas e enraizadas do preconceito.

 

Esta é a estreia na direção de um longa-metragem de Beto Amaral, produtor de Partida, O Banquete, Vazante (onde também foi co-roteirista) e Insolação. É o segundo trabalho que Carla Caffé e Eliane Caffé fazem juntas, depois de Era o Hotel Cambridge, longa que competiu na mesma categoria do festival em 2017.

Além da direção, Carla também assina a direção de arte e Eliane, a montagem do longa. Carla foi responsável pela direção de arte dos filmes Central do Brasil, Narradores de Javé e O Primeiro Dia. Já Eliane assinou a direção e roteiro de O Sol do Meio Dia, Narradores de Javé, entre outros. O filme conta com a participação especial de Judith Butler e traz no elenco nomes como Ave Terrena Alves, Fernanda Ferreira Ailish, Gabriel Lodi, Mariano Mattos Martins, Preta Ferreira, Thata Lopes Wan Gomez.