BBB 22

BBB 22: Psicanalista Manuela Xavier acusa Maíra Cardi de tentar "silenciá-la" após texto contra Arthur Aguiar

Manuela Xavier foi responsável pelo texto compartilhado pelo perfil de Jade Picon nesta semana

Maíra Cardi, Arthur Aguiar e Manuela Xavier: confusão por texto sobre gaslighting - Foto: Reprodução / Instagram
Maíra Cardi, Arthur Aguiar e Manuela Xavier: confusão por texto sobre gaslighting - Foto: Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 10/02/2022, às 23h01

Manuela Xavier, psicanalista responsável por escrever o texto sobre Arthur Aguiar compartilhado pelo perfil de Jade Picon nesta semana onde o acusa de gaslighting (termo usado para falar sobre um tipo de abuso psicológico), acusou Maíra Cardi de tentar "silenciá-la" após a repercussão do caso.

A profissional falou sobre o assunto em suas redes sociais na noite desta quinta-feira (10). Maíra é mulher de Arthur, que está no BBB 22, assim como Jade Picon. A psicanalista divulgou nota pública escrita por seus advogados para falar sobre a questão.

"O texto de Manuela, que parece ter incomodado a coach (já que ela tomou medidas para tentar silenciá-la), além de uma análise comportamental feita por uma profissional especializada, encontra fundamento na própria orientação dos Conselhos que regulamentam o setor de nutrição", afirma o trecho compartilhado por Manuela nas redes sociais.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Manuela Xavier (@manuelaxavier)

 

Veja o texto completo:

"A Psicanalista e doutora em psicologia clínica, especialista em análise de fenômenos psicossociais, Manuela Xavier, vem, por meio de suas advogadas, apresentar ao público e aos veículos de comunicação algumas informações acerca dos fatos que estão circulando nas redes sociais envolvendo seu nome e as acusações proferidas por influenciadora e coach de emagrecimento bastante conhecida nas redes.

Com o início do programa Big Brother Brasil 2022, Manuela vem fazendo publicações em suas redes, assim como faz há alguns anos no período em que o programa acontece, analisando o comportamento e as estratégias dos participantes do jogo, bem como os reflexos de tais comportamentos na sociedade, sempre com um olhar que parte da perspectiva feminista.

Nos dias 02.02 e 09.02, duas publicações no perfil de Manuela fizeram referência ao comportamento do participante Arthur e uma delas à estratégia de marketing adotada pela coach de emagrecimento acima mencionada.

Na postagem de 02 de fevereiro, o cerne da questão abordada na publicação de Manuela gira em torno das perigosas estratégias de marketing que podem naturalizar situações de transtornos alimentares e utiliza como exemplo as situações vivenciadas por dois participantes do programa como exemplo em sua análise. Nenhum dos fatos mencionados pela psicanalista em sua publicação é novidade para os usuários da rede, pelo contrário, são questões amplamente comentadas e, aliás, aquelas relacionadas ao participantes Artur, chegaram a ser satirizadas  pela própria emissora.

A postagem de Manuela apresenta como única novidade a posição dela sobre o cuidado que devemos ter ao naturalizar estratégias como essa, alertando e aconselhando as pessoas que sofrem com oscilações de peso, ou possuem quaisquer questões relacionadas ao corpo ou à alimentação, que assuntos como estes precisam ser trabalhados no âmbito da saúde mental ou emocional, ou seja, devem ser procuradas psicólogas ou nutricionistas, que são as profissionais licenciados para prestar esses serviços.

IMPORTANTE PONTUAR QUE OS PRÓPRIOS CONSELHOS REGIONAIS E FEDERAIS DE NUTRICIONISTAS NÃO RECONHECEM COACHING COMO ESPECIALIDADE E ORIENTAM OS PROFISSIONAIS DE NUTRIÇÃO QUE DESEJEM ATUAR COMO COACHING A DESASSOCIAR ESSA DENOMINAÇÃO DA SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL.

Portanto, o texto de Manuela, que parece ter incomodado a coach (já que ela tomou medidas para tentar silenciá-la), além de uma análise comportamental feita por uma profissional especializada, encontra fundamento na própria orientação dos Conselhos que regulamentam o setor de nutrição.

Sobre o participante Arthur, ela levanta a hipótese de que restrição gera compulsão, mas não afirma categoricamente como se fosse uma verdade, apenas faz uso do exemplo como uma possibilidade, trazendo tal questão de fundamental importância para o debate público.
Em resumo, Manuela não atribui a ninguém qualquer fato, apenas fez uma análise apurada de situações publicamente conhecidas, identificou uma possível estratégia de marketing e dividiu suas percepções com seus seguidores.

Por sua vez, a postagem de 09 de fevereiro relatou os últimos acontecimentos do programa assistidos ao vivo por todo o Brasil e acompanhados pela internet por milhões de usuários, analisou e enalteceu o comportamento da participante Jade ao indicar Arthur ao paredão do programa, que afirmou ter sido guiada por sua intuição, e repetiu, de forma técnica, algo que foi dito pela moça sobre Arthur, ao dizer que ele praticou gaslighting. Aliás, vale lembrar que a própria cônjuge de Arthur chegou a falar publicamente sobre este tipo de atitude do participante dentro do relacionamento deles em oportunidades passadas.

É fundamental explicar que, ao contrário cio que foi dito publicamente no Instagram da coach de emagrecimento, já mencionada na presente nota, e em uma live realizada pelo irmão de Jade Picon, o termo gaslighting não se trata de uma doença e, aliás, é um desserviço ir a público divulgar algo assim.

Gaslighting é um comportamento, uma técnica utilizada por pessoas que desejam manipular, distorcer, omitir ou até mesmo inventar determinadas situações com a intenção de fazer com que a outra pessoa duvide de seus sentimentos, sua memória, percepção e, em alguns casos, até mesmo de sua sanidade. Esse comportamento pode ser observado em diversas relações interpessoais, sejam elas românticas, de amizade, trabalho, família e até mesmo em relações de políticos com seus eleitores.

Na análise de Manuela, especialmente tendo em vista a percepção e as falas da participante Jade Picon no jogo da discórdia, no quarto da líder com suas colegas e na indicação ao paredão, o comportamento de Arthur com os outros confinados possui características de gaslighting.

Em nenhum momento a psicanalista cometeu qualquer crime ao divulgar sua análise ao público. Primeiro porque não atribuiu qualquer fato a ninguém, apenas comentou situações que foram e podem ser vistas por quem desejar, e também porque não atribuiu nenhum crime a qualquer participante.

Também, necessário dizer que é uma desinformação afirmar publicamente que gaslighting é uma doença, pois estamos falando de um termo amplamente conhecido no universo feminista que ajuda muitas mulheres a identificar situações comuns no âmbito da violência doméstica, e perceber essa técnica de manipulação pode auxiliar mulheres a romper o ciclo da violência, assim, levar o público a entender o termo de forma equivocada impede avanços na luta diária daqueles que combatem a violência contra a mulher.

Por fim, muito embora a coach de emagrecimento não tenha divulgado o nome de Manuela em suas aparições públicas, ela forneceu ao público todos os elementos para que a psicanalista fosse facilmente identificada, tanto que inúmeras pessoas lhe trouxeram o tema, inclusive com prints e gravações enviados por mensagem direta, o que lhe confere o direito de resposta igualmente de forma pública.

ASSIM, ALÉM DE INFORMAR SOBRE O OCORRIDO, A PRESENTE NOTA TEM O OBJETIVO DE SALIENTAR QUE TODAS AS TENTATIVAS DE SILENCIAMENTO NÃO TERÃO SUCESSO. O TRABALHO DE MANUELA XAVIER NAS REDES É DE SUMA IMPORÂNCIA PARA AS MULHERES E... RESISTIRÁ!"