Não Olhe Para Cima: Diretor diz que Bolsonaro pediria às pessoas para "não olharem para cima" na vida real

Adam McKay, diretor de "Não Olhe Para Cima", se manifestou após artigo de Ciro Nogueira

Redação Publicado em 17/01/2022, às 12h20

Adam McKay indicou que Bolsonaro seria um dos negacionista do filme na vida real - Foto: Reprodução

O diretor Adam McKay afirmou que Jair Bolsonaro seria um dos negacionistas do filme "Não Olhe Para Cima", que ele dirigiu para a Netflix, caso o enredo acontecesse na vida real.

A declaração do diretor vencedor do Oscar (pelo roteiro de "A Grande Aposta", de 2016) foi feita no Twitter em resposta a uma notícia de que o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, teria usado o longa-metragem para defender a administração de Bolsonaro.

Em entrevista, Nogueira teria dito que interpreta o cometa do filme como se fosse o PT, partido do ex-presidente Lula, pré-candidato na eleição que vai definir a sucessão de Bolsonaro em outubro, e que atualmente lidera as pesquisas de intenção de voto.

"Só para deixar claro, Bolsonaro definitivamente diria às pessoas para não olhar para cima. Sem dúvida", escreveu McKay na rede social, compartilhando também a notícia sobre Nogueira, em inglês.

O artigo de Nogueira, publicado ontem (16/01) no jornal "O Globo", faz uma defesa da política adotada pelo governo Bolsonaro nos últimos anos e encerra citando o filme: “Nada melhor que encerrar este artigo inspirado no título do filme que será o que o eleitor brasileiro fará cada vez mais quando chegar a hora: olhe para cima. Ao fazer isso e pensar no dia seguinte da eleição, não optará pelo cometa do PT. A polarização existe, sim. E é na economia”, escreveu o ministro na ocasião.

Desde o lançamento, defensores do governo Bolsonaro usam o filme de McKay com uma interpretação equivocada da história, inclusive para endossar um discurso anti-vacina que está distante das intenções da produção.

No filme, dois cientistas (Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence) descobrem que um cometa gigante vai colidir com a Terra em seis meses. Eles tentam alertar as autoridades, que ignoram o problema com vistas à eleição; ao tentar avisar o público pela imprensa, são ridicularizados.

Just to be clear, Bolsanaro definitely would tell people not to look up. No question.#DontLookUp https://t.co/uKHhePsPrL

— Adam McKay (@GhostPanther) January 16, 2022

 

Adam McKay Não Olhe Para Cima lula Jair Bolsonaro netflix