Renan Bolsonaro, filho do presidente, é expulso de plataforma de games após ironizar pandemia

O "filho 04" do presidente Jair Bolsonaro anunciou que sua conta foi suspensa e reclamou nas redes sociais

Redação Publicado em 01/05/2020, às 17h55

Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente, foi banido da plataforma após polêmica - Reprodução

O filho "04" do presidente Jair Bolsonaro, Renan Bolsonaro, anunciou na tarde desta sexta-feira (01/05) que foi expulso da rede social Twitch, focada em streamings de jogos de vídeogames.

Foi através dela que Renan fez deboche da pandemia do novo coronavírus durante essa semana, caso que acabou se tornando muito falado nas redes sociais. A frase, dita enquanto Jair Renan jogava "Player Unknown's Battlegrounds", no Twitch, em 20 de abril, repete o que já foi dito pelo presidente -- que tratou a Covid-19 como "gripezinha", além de dizer que prefere morrer transando do que tossindo.

“Não, essa gripe não chega até mim, não. Meu histórico de atleta", disse na ocasião ao ser questionado sobre uma coriza, aparente durante a gravação. "Peguei, passou", ironizou o estudante de Direito.
 
Em seguida, complementou: "Vamos pra rua na pandemia, tá ok? Pô, que pandemia, malandro? Isso é história da  mídia aí pra trancar você dentro de casa, achar que o mundo tá acabando. Pô, é só uma gripezinha, irmão, vai tomá no cu (sic). Peguei, passou. Prefiro morrer tossindo que morrer transando... Quer dizer, prefiro morrer transando que tossindo”.
 

Pouco tempo depois, ele postou o vídeo completo em seu Twitter. Ele disse que suas declarações foram "tiradas de contexto".

Nando Moura, aqui está o vídeo na íntegra. Foi uma brincadeira que vc tirou de contexto! Vc é um mau caráter e todo mundo sabe disso!@moura_101 pic.twitter.com/OVqYk2XE9t

— Renan Bolsonaro (@renan_bolsonaro) April 30, 2020
 

 

Banimento

"Fui banido da Twitch para sempre. Interessante é que a rede social mantém perfis que disseminam claramente a misandria (ódio, o desprezo ou o preconceito contra homens ou meninos), mas não suportam uma brincadeira, por mais pesada que fosse", reclamou em um tweet feito na tarde de hoje.

Renan argumentou que não ofendeu ninguém, mas fez "brincadeiras" que, na sua opinião, estão dentro das regras de liberdade de expressão.

"Muitos perfis utilizaram a brincadeira fora de contexto e diante toda essa briga política. Fui prejudicado. A ânsia de atacar alguém que afete o presidente da República é maior do que apurar uma simples piada e respeitar a liberdade de expressão", frisou.

Ele continuou se defendendo: "Piada que foi feita antes por um cantor, apenas reutilizei pelo contexto atual. Muitos humoristas são criticados por fazer piadas e também são execrados por isso", disse Renan, sem apontar qual seria a então origem da "piada".

Por fim, pediu esclarecimentos à Twitch sobre sua expulsão. "Gostaria de saber qual o limite de piadas e que a rede social Twitch, que tem o total poder sobre toda a liberdade de expressão, nos mostrasse o limite para que todos saibam até onde podem ir"., finalizou.

O CENAPOP tentou contato com a Twitch, mas ainda não obteve retorno.

Muitos perfis utilizaram a brincadeira fora de contexto e diante toda essa briga política. Fui prejudicado. A ânsia de atacar alguém que afete o presidente da república é maior do que apurar uma simples piada e respeitar a liberdade de expressão.

— Renan Bolsonaro (@renan_bolsonaro) May 1, 2020

Gostaria de saber qual o limite de piadas e que a rede social Twitch, que tem o total poder sobre toda a liberdade de expressão, nos mostrasse o limite para que todos saibam até onde podem ir. @TwitchBR

— Renan Bolsonaro (@renan_bolsonaro) May 1, 2020
renan bolsonaro twitch renan bolsonaro frase renan bolsonaro banido renan bolsonaro banido twitch Jair Bolsonaro renan bolsonaro

Leia também

Hollywood: Vale a pena ver a nova série de Ryan Murphy para a Netflix?


Conheça Mentiras Perigosas, novo filme de suspense da Netflix


Eu Nunca... | Conheça algumas curiosidades sobre a nova série da Netflix