Luciana Gimenez comentou sobre ouvir diversos comentários preconceituosos sobre idade
Redação Publicado em 28/10/2022, às 09h50
Uma das maiores musas do Brasil, Luciana Gimenez refletiu sobre envelhecimento e como o etarismo pode impactar na autoestima das mulheres. Em conversa com a Quem, a apresentadora de 52 anos diz que sofre com a pressão para não envelhecer.
“Por mais que as pessoas queiram romantizar o envelhecimento, a sociedade, principalmente com a mulher, ainda cobra e julga de forma cruel a falta de seios empinados, cútis hidratadas naturalmente e pele firme. Envelhecer pode não ser a melhor experiência da sua vida. Envelhecer é entender que não se pode mais pôr o pé na jaca como antes, tanto no álcool quanto na comida, e nem é pelo ganho de peso, que a certa altura já nem ligamos, mas também pela ausência do metabolismo. É entender que todo dia você ouvirá uma brincadeira ou frase etarista“, disse Gimenez.
A artista ainda relatou que costuma ouvir diversos comentários preconceituosos nas redes sociais: “No Brasil, nós mulheres somos confrontadas com frases como: ‘Agora dá para trocar por duas de 20’ ou ‘Você acha que ainda tem idade para isso?’. Isso, além de criar um senso de rivalidade entre mulheres mais velhas e as mais novas, também afeta diretamente a autoestima“.
Ainda no papo, Luciana Gimenez aproveitou para comentar que sempre haverá preconceito com a idade: “Babacas etaristas sempre existirão para nos lembrar que tudo que passamos e todo o conhecimento que adquirimos durante toda uma vida irão se resumir a duas frases: ‘Você está muito bem para sua idade’ ou ‘Acho que isso não é apropriado para sua idade’“.