João Côrtes sobre falar abertamente de sua sexualidade: "Representatividade é importante"

Ator disse, recentemente, que é "gay desde sempre"

Redação Publicado em 27/07/2021, às 09h32

João garantiu que não teve medo de perder trabalhos por conta de sua sexualidade - Reprodução/Instagram/@joao_cortes

O ator João Côrtes falou sobre sua decisão de comentar que é "gay desde sempre" recentemente e afirmou que sempre se manifestou por saber o quanto a representatividade é importante.

Em conversa com a Quem, João foi questionado se falar abertamente de sua sexualidade é um ato de coragem: "De certa forma, sim, mas também acredito que ninguém deve ser forçado - se não estiver confortável -, a se manifestar sobre sua vida pessoal uma vez que não somos de fato "pessoas públicas", e sim temos trabalhos públicos. Pessoa pública, me remete quase a uma praça pública, um monumento."

Ele prosseguiu: "Não vejo por aí. Eu, particularmente, me manifestei justamente porque sei o quanto representatividade é importante, e isso, para mim, naquele momento foi mais importante que qualquer outra questão."

"Mas foi um posicionamento pontual, já que considero que o que precisa estar em primeiro plano na mídia é o meu trabalho como ator, cantor, e agora também como cineasta", disse. No Dia do Orgulho LGBTQIA+ do ano passado, João chegou a usar as redes sociais para revelar sua orientação sexual:

"Tudo leva tempo. Tempo para nos conhecermos de verdade, para nos sentirmos à vontade na própria pele. Vivemos em uma sociedade que nos falha em diversos pontos. E um deles é esse lugar do machismo e preconceito completamente enraizados. Ser autêntico e verdadeiro a quem você é, sem se julgar, se amar com todas as suas cores e formas, já um ato de resistência."

O ator ainda garantiu que não teve medo de perder trabalhos por conta disso e afirmou que "o meio artístico sempre pareceu estar alguns passos à frente, de forma geral, no entendimento de que as pessoas deveriam ter a liberdade de ser quem são". Ele também foi questionado sobre já ter sofrido homofobia: "No trabalho nunca. Na vida, qualquer olhar torto simplesmente por você ser quem você é, ou se vestir de determinada maneira, considerando gênero e sexualidade claro, para mim, já pode ser encarado como homofobia", lamentou. 

joão côrtes

Leia também

Mãe ignora Gabriel Medina nas Olímpiadas, mas quer caçula na próxima edição


Paula Fernandes posta clique de biquíni durante viagem com namorado


Ashton Kutcher e Mila Kunis afirmam que só dão banho em filhos quando vêem muita sujeira


Felipe Hintze comemora aniversário ao lado de Camila Queiroz e Klebber Toledo


Gustavo Mendes celebra retirada de excesso de pele após perder 60 kg: "Tesão em mim mesmo"


Vitória Strada faz surpresa e se declara para namorada