EDUARDO GRABOSKI

Famosos devem apostar mais em inteligência artificial para se manterem no auge

Famosos devem investir mais em Inteligência Artificial - Foto: Divulgação
Famosos devem investir mais em Inteligência Artificial - Foto: Divulgação
Eduardo Graboski

por Eduardo Graboski

Publicado em 27/02/2024, às 18h52

Um dos maiores desafios das celebridades é se manter sempre em ascensão, sem se envolver em grandes polêmicas ou grandes tretas pelas páginas da web, sobretudo as de fofoca. E a inteligência artificial surge como um recurso para isso, principalmente para quem se aventura em realities.

João Mendes Miranda, especialista em marketing de influência, nos ajuda a entender melhor esse assunto. Responsável por auxiliar grandes criadores como Whindersson Nunes, Gkay, Gustavo Mendes entre outros, ele garante que a inteligência artificial (IA) é ponto certo no branding.

A primeira ação com as IA's é criar um avatar, que vai conectar famoso com seu público. Para quem vai entrar em algum reality show, vale gravar uma narrativa conversando seu avatar – sim, a interação humano e virtual – antes mesmo de entrar no confinamento.



Aliás, nessa nova era, toda celebridade deveria ser um avatar, pois além de integrar as suas campanhas publicitárias, ele se torna um produto. À essa coluna, o especialista lembra de avatares de Sabrina Sato, Bianca Andrade – a Boca Rosa – e a própria Lu do Magalu.

A inteligência artificial também pode ser recurso de análise de sentimento, ajudando a monitorar a reputação online do participante de um reality, por exemplo, analisando o sentimento por trás das menções nas redes sociais, notícias e outros canais. A dica ainda é do expert João Mendes Miranda.

João Mendes Miranda é especialista em marketing de influência
João Mendes Miranda é especialista em marketing de influência - Foto: Divulgação

 

Isso permite uma resposta rápida a críticas ou polêmicas e ajuda a manter uma imagem positiva e autêntica. E mais uma vez, por meio dessa análise, é possível divulgar um vídeo criado – de antemão – com o humano conversando com seu avatar. É aqui que o mundo real se junta com o virtual.

É claro que nem todos os artistas conseguem bancar uma boa equipe para criação de uma estratégia adequada, mas o especialista diz que quando está no mercado, não é algo impossível de realizar. Existem várias formas de negociar isso, inclusive com uma própria permuta. Surge então um caminho para todos.

Criar uma estratégia de marketing alinhado com a sua persona se tornou uma tarefa fácil para alguns, mas difícil para outros. Uma boa estratégia é capaz de alcançar números imensuráveis, mas tem que ser feita da forma correta. A IA pode auxiliar nisso, de uma forma básica até uma forma mais elaborada. Ou seja, há recursos e possibilidades infinitas.

Espera-se, portanto, num futuro bem próximo que mais celebridades mergulhem no universo das IA’s, inovando e mostrando novidades no entretenimento.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CENAPOP.