PRIME VIDEO

O Baile das Mulheres Loucas: Filme mostra vida de mulheres consideradas histéricas por Freud

O Baile das Mulheres Loucas é dirigido pela francesa Mélanie Laurente

Cena do filme "O Baile das Mulheres Loucas", que chega à Prime Video - Foto: Reprodução / Prime Video
Cena do filme "O Baile das Mulheres Loucas", que chega à Prime Video - Foto: Reprodução / Prime Video

Redação Publicado em 16/09/2021, às 15h58

O Baile das Mulheres Loucas vai estrear no Brasil nesta sexta-feira (17/09), através da Prime Video, meses depois de ganhar as telas dos cinemas franceses e passar por diversos festivais.

O longa-metragem dirigido por Mélanie Laurent baseado no best-seller da autora Victoria Mas. O filme foi gravado durante a pandemia, e conta a história de mulheres diagnosticadas como histéricas no hospital Sapêtrière, em Paris, em 1885. Entre os médicos da época estava Sigmund Freud, conhecido hoje como o "pai da psicanálise".

"Quando eu fiz a pesquisa eu fiquei superchocada ao saber que aquelas mulheres não eram loucas e os diagnósticos de histeria estavam errados", comentou a diretora e atriz (conhecida por seu trabalho em Bastardos Inglórios, de Tarantino, em 2010), em entrevista ao jornal britânico "The Guardian".

Ela prosseguiu: "Algumas mulheres chegavam ao hospital traumatizadas por estupro e tinham reações histéricas por serem tratadas como animais e submetidas a experimentos. Isso foi o que me chocou".

A diretora explica que o diagnóstico dessas mulheres foi feito apenas por médicos homens: "É como se os médicos estivessem brincando de boneca". Veja o trailer: