NETFLIX

Them: Série com cenas chocantes de racismo causa reação na web: "Fiquei sem ar"

Série estreou na última semana no Prime Video, e vem impressionando o público

Série estreou na última semana no Prime Video, e vem impressionando o público - Foto: Reprodução / Prime Video
Série estreou na última semana no Prime Video, e vem impressionando o público - Foto: Reprodução / Prime Video

Redação Publicado em 22/04/2021, às 17h21

Them é uma série que estreou na Amazon Prime Video na semana passada, mas que começou a fazer barulho agora -- conforme as pessoas foram assistindo os episódios e se chocando com algumas cenas que, de tão gráficas, podem embrulhar o estômago daqueles que são mais sensíveis.

Em dez episódios, a produção acompanha a trajetória de uma família nos anos 50, que se muda da Carolina do Norte (um estado norte-americano extremamente racista naquela época, e que ainda sofre com esse problema atualmente) para a Califórnia, mais liberal.

Ao chegarem, Henry (Ashley Thomas) e Lucky Emory (Deborah Ayorinde) tem planos de alcançar o famoso "sonho americano", de paz e prosperidade a todos. Mas logo na entrega da papelada da nova casa, descobrem que isso não vai ser fácil.

Isso porque, os vizinhos não os querem por perto e não fazem questão de esconder isso. Them, então, mostra a luta do casal para se manter na residência recém adquirida, enfrentando o preconceito explícito de quem não os quer por perto. Além disso, uma questão sobrenatural ainda ronda toda a história, deixando tudo mais misterioso.

Nas redes sociais, muitas pessoas se mostraram chocadas com algumas cenas de racismo escancarado mostrado na série, tanto nas palavras dos personagens que são vizinhos aos protagonistas quanto na violência mostrada sem rodeios.

O quinto episódio, em especial, é o que mais tem levantado discussões sobre a conveniência de mostrar tamanha violência, de forma tão pesada. Uma parte da audiência defende que é necessário mostrar a literalidade do racismo, enquanto outros afirmam que exibir cenas do tipo pode ser algo de mau gosto.

A ideia por trás de Them era justamente suscitar o debate. O produtor Little Marvin pretende transformar a produção em uma série antológica -- ou seja, cada temporada trará uma história fechada, com começo, meio e fim, e todas tratando do mesmo tema: o racismo arraigado dentro da sociedade, de antes e de agora.

Nesse sentido, a série consegue chocar e fazer refletir. Mesmo que a mistura de elementos sobrenaturais acabe soando deslocada da história principal, é uma adição importante no streaming para fazer um comentário social importante e, infelizmente, atemporal.